Brasil

Buraco coronal 62 vezes maior que a Terra se abre na atmosfera do Sol

Uma colossal fenda com cerca de 800 mil quilômetros de largura, equivalente a mais de 62 vezes o diâmetro da Terra, se abriu recentemente na atmosfera do Sol. Este fenômeno, denominado “buraco coronal”, foi observado pela Nasa.

O buraco coronal ocorre quando os campos magnéticos presentes na superfície solar se rompem, formando um caminho para a saída do vento solar. Nessas áreas específicas, a temperatura do plasma é significativamente mais baixa, razão pela qual aparecem como manchas escuras nas imagens captadas por telescópios ultravioleta.

Geralmente, os campos magnéticos aprisionam o plasma quente, mas, no caso dos buracos coronais, permitiram a liberação de uma grande quantidade de partículas carregadas. É essa liberação que atualmente desloca-se em direção à Terra.

As auroras são criadas pela interação entre as partículas do vento solar e o campo magnético da Terra, que colidem com moléculas de oxigênio e nitrogênio na atmosfera. Este encontro resulta em espetáculos de luzes coloridas no céu, variando entre verde, vermelho, azul e violeta. A cor da aurora depende do gás envolvido e da altitude em que ocorre a colisão.

Uma tempestade geomagnética, decorrente do fenômeno, estava prevista para chegar à Terra entre esta sexta-feira (31) e sábado (1º). Os efeitos testemunhados foram menos intensos do que o inicialmente estimado.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

10 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

47 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

1 hora ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

1 hora ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

2 horas ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais