Foto: Jose Cruz/Agência Brasil
O presidente Lula disse, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto nesta quinta (30), que cabe à Petrobras decidir se aumenta ou não o preço dos combustíveis. O reajuste no preço do óleo diesel está no radar da companhia, por conta das alterações no valor do dólar nos últimos meses.
“Desde o meu primeiro mandato que eu aprendi que quem autoriza o aumento do petróleo e derivado de petróleo é a Petrobras, e não o presidente da República”, afirmou Lula e complementou que ainda que o aumento ocorra, será menor do que o de dezembro de 2022.
A preocupação do possível reajuste é com o preço do frete e, consequentemente, dos produtos vendidos nos supermercados. O presidente Lula disse não temer um futuro protesto dos caminhoneiros. “Veja, se tiver uma movimentação de caminhoneiros, vou fazer o que fiz a vida inteira, nós vamos conversar com os caminhoneiros. Vamos conversar com todo e qualquer setor que tiver qualquer problema com o governo”, apontou o presidente.
Na última segunda, Lula e Magda Chambriard (presidente da Petrobras) se reuniram e discutiram o cenário dos preços dos combustíveis.
Além do preço dos combustíveis, o governo federal mantém o alerta ligado para os valores dos alimentos. A inflação destes itens se tornou uma das preocupações centrais neste começo de 2025.
“O aumento dos preços de comida que vão na cesta básica é sempre muito ruim, porque eles afligem as pessoas mais pobres, os trabalhadores mais humildes que a gente quer proteger. Eu não tomarei nenhuma medida daquelas que são bravata. Não farei cota, não colocarei helicóptero para viajar fazenda e prender boi como foi feito no Plano Cruzado. Eu não vou estabelecer nada que pode significar o surgimento de mercado paralelo”, comentou Lula.
A alternativa, segundo presidente, é ampliar a produção agrícola, principalmente dos médios e pequenos produtores.
“O que precisamos trabalhar, com muito carinho, é aumentar a produção de tudo o que a gente produz, fazer com que a pequena e média agricultura, que são responsáveis pela produção de quase 100% dos alimentos, possam produzir mais”, afirmou.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais