Foto: Divulgação/Instagram/Sami Drasin
A atriz Fernanda Torres, de 59 anos, pediu desculpas publicamente por ter utilizado ‘blackface’ em uma esquete exibida no programa Fantástico há quase 20 anos. A cena, que voltou a circular na internet, mostra a vencedora do Globo de Ouro interpretando uma empregada doméstica, com o corpo pintado de preto.
Em 2008, Torres participou de uma esquete intitulada “Sexo Oposto: A Família (Pai Vs. Mãe)” no programa “Fantástico”. Na cena, ela interpretou uma empregada doméstica, utilizando a prática de “blackface”. Contudo, ao contrário do que vemos hoje, na época,a compreensão pública no Brasil sobre a conotação racista era limitada.
Recentemente, com a circulação do vídeo nas redes sociais, Torres emitiu uma declaração ao portal Deadline, afirmando: “Há quase 20 anos, eu apareci usando blackface em uma esquete de comédia de um programa de TV brasileiro. Lamento imensamente por isso. Estou fazendo essa declaração porque é importante para mim abordar isso rapidamente para evitar mais dor e mal-entendido”.
A atriz destacou que apesar dos esforços dos movimentos e organizações negras na época, contudo a consciência sobre a história racista e o simbolismo do “blackface” ainda não havia alcançado o entendimento do público geral no Brasil. Ela acrescentou: “Graças a uma melhor compreensão cultural e conquistas importantes, embora incompletas, neste século, está muito claro agora em nosso país e em todos os lugares que o blackface nunca é aceitável”.
Torres, que foi indicada ao Oscar na categoria Melhor Atriz, enfatizou em seguida, a importância de evitar que práticas racistas, como o ‘blackface’, sejam naturalizadas. Ela concluiu: “Como artista e cidadã global, e de coração aberto, permaneço atenta e comprometida com a busca pelas mudanças essenciais para vivermos em um mundo livre de desigualdade e racismo”.
A polêmica surge em um momento delicado para a atriz Fernanda Torres, que recentemente se tornou a segunda brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Torres venceu o Globo de Ouro por sua atuação em “Ainda Estou Aqui” e está concorrendo ao Oscar ao lado de atrizes como Karla Sofía Gascón, Cynthia Erivo, Demi Moore e Mikey Madison.
A campanha para o Oscar é conhecida por sua intensidade e escrutínio público. A controvérsia em torno do “blackface” pode impactar a percepção da Academia e do público em relação à atriz. No entanto, sua pronta resposta e pedido de desculpas podem mitigar possíveis danos à sua imagem e à campanha.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais