Paraná

Copel retira 285 toneladas de fiação de telecomunicações clandestinas ou irregulares

A Copel concluiu um extenso levantamento sobre as condições em que se encontra a fiação de telecomunicações e de dados instalada em 3,4 milhões de postes em todo o Paraná. O diagnóstico, chamado de “censo do compartilhamento”, é o primeiro trabalho do tipo no Brasil. O objetivo é avaliar se os cabos estão instalados de forma regular e detectar fios clandestinos.

O “censo do compartilhamento” foi iniciado em 2021 e concluído em 2024, com abrangência de 409 municípios – sendo 399 dentro do Estado e dez em áreas de divisa. Apenas em 2024 foram emitidas 37,5 mil notificações em todo o Paraná, resultando na regularização de 1.340 quilômetros de redes.

Segundo o gerente da Divisão de Inventário e Fiscalização do Compartilhamento de Estruturas, Rafael Buckoski, a legislação prevê que as concessionárias de energia devem fazer a fiscalização e emitir notificações como primeiras medidas. No caso do não cumprimento, o último recurso é o corte dos cabos.

Toneladas e mais toneladas

De acordo com a Copel, já foram retiradas dos postes 285 toneladas de fiação de telecomunicações irregulares. “O processo de notificação para regularização ajuda a evitar que a população fique sem comunicação de dados, sem internet num bairro. Mas as operadoras têm que fazer a sua parte”, explica o gerente. A responsabilidade pela manutenção da fiação telefônica de maneira regular e segura é das empresas donas desses ativos.

Buckoski destaca que os dados coletados no censo estão sendo tratados e continuarão tendo desdobramentos ainda pelos próximos anos. “Esse foi o primeiro passo concluído. É um volume enorme de informações, que servirá para uma melhor organização do ambiente em que todos transitamos”, diz.

A Copel foi umas das primeiras empresas do setor no Brasil que estruturou uma área específica para fazer a gestão dos contratos de compartilhamento com as empresas de telecomunicações e, ainda, da instalação destes cabos nos postes. Atualmente, 900 empresas de telecomunicações em todo o Paraná têm contrato de compartilhamento de estruturas com a companhia.

Segurança da fiação de telecomunicações

Parte da fiação de telecomunicações retirada foi recolhida em situações consideradas emergenciais, quando há risco para transeuntes e veículos nas vias urbanas. “Por uma questão de segurança, a orientação é nunca tocar em um cabo caído, e entrar em contato pelo telefone 0800 51 00 116 para sinalizar o risco”, orienta Buckoski.

Já com relação aos cabos que estão soltos ou muito abaulados, mas que não representam risco iminente, o tratamento é dado através de notificação com prazo reduzido para atendimento pelas operadoras. “Nesses casos, nós notificamos as empresas de telecomunicação e concedemos até 48 horas para a regularização”, afirma o gerente.

Legislação

O compartilhamento de estruturas entre concessionárias de energia elétrica e empresas de telecomunicação é regulado em âmbito federal. O tema é tratado na Lei 9.472/1997, que é a Lei Geral das Telecomunicações, na Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 1.044/2022 e em três resoluções conjuntas entre Aneel e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): a nº 1, de 1999, a nº 2, de 2001, e a nº 4, de 2014.

Agência Estadual

Recent Posts

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

4 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

24 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

53 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

1 hora ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais