Foto: Freepik/AI Generated
Antes de tudo, Oscar representa desde sua criação, em 1927, um marco de prestígio para o cinema mundial. Contudo, o Brasil iniciou sua jornada na maior premiação da indústria cinematográfica somente em 1945, quando a canção “Rio de Janeiro”, composta por Ary Barroso, foi indicada na categoria de Melhor Canção Original. A música integrou o filme norte-americano Brazil, marcando a estreia do país na cerimônia.
Em 1960, o filme Orfeu Negro, uma coprodução ítalo-franco-brasileira gravada no Brasil e com elenco brasileiro, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional. Entretanto, o prêmio foi atribuído oficialmente à França. Três anos depois, em 1963, o Brasil conquistou sua primeira indicação oficial nesta mesma categoria com O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte. A obra consolidou o cinema brasileiro no cenário internacional.
Porém, somente em 1979, o Brasil voltou ao Oscar com a indicação de Raoni, documentário que narra a vida do líder indígena brasileiro Raoni Metuktire. Em 1982, outro documentário brasileiro foi reconhecido: El Salvador: Another Vietnam, dirigido por Tetê Vasconcellos.
O ano de 1986 trouxe grande destaque para o Brasil com O Beijo da Mulher-Aranha, dirigido pelo argentino naturalizado brasileiro Héctor Babenco. O filme recebeu quatro indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, consolidando Babenco como um dos principais nomes do cinema mundial.
Ainda nessa década, Luciana Arrighi, nascida no Brasil, recebeu o Oscar de Melhor Direção de Arte em 1993 pelo filme inglês Retorno a Howards End. Embora tenha passado grande parte de sua vida fora do país, sua vitória foi mais um momento em que o Brasil chegou perto de conquistar o reconhecimento definitivo na cerimônia.
Os anos 1990 foram marcados por sucessos consecutivos na categoria de Melhor Filme Internacional. O Quatrilho (1996), O Que É Isso, Companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999) representaram o Brasil. Central do Brasil, da mesma forma, rendeu uma indicação histórica para Fernanda Montenegro como Melhor Atriz.
No início dos anos 2000, o curta-metragem brasileiro Uma História de Futebol foi indicado ao Oscar de Melhor Curta em Live-action. Pouco depois, em 2004, Cidade de Deus, ignorado inicialmente na categoria de Melhor Filme Internacional, surpreendeu ao receber quatro indicações: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
Walter Salles, diretor de Central do Brasil, voltou a ganhar destaque com Diários de Motocicleta (2004), que concorreu em duas categorias, apesar de não ter brasileiros entre os recipientes dos prêmios.
Do mesmo modo, na década de 2010, documentários brasileiros alcançaram visibilidade. Lixo Extraordinário (2010), sobre o artista Vik Muniz, e O Sal da Terra (2015), sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, foram indicados ao Oscar de Melhor Documentário. Já em 2016, O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, conquistou uma indicação na categoria de Melhor Filme de Animação, a primeira para uma produção nacional nesse segmento.
Da mesma forma, vale lembrar que Carlos Saldanha, diretor brasileiro responsável por animações de sucesso como Ice Age (Era do Gelo no Brasil) e Rio, teve quatro filmes indicados ao Oscar, ampliando o impacto do Brasil no gênero.
Em 2020, Democracia em Vertigem, de Petra Costa, trouxe à tona questões políticas e sociais do Brasil, concorrendo como Melhor Documentário. Por fim, em 2022, Pedro Kos esteve entre os indicados na categoria de Melhor Documentário de Curta-Metragem com o filme Lead Me Home. Entretanto, mesmo com todas essas edicações, nenhum deles conquistou a estatueta.
Agora, em 2025, o Brasil novamente alcançou um momento histórico com o filme Ainda Estou Aqui, que recebeu três indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, esta última para Fernanda Torres. Desde sua vitória no Globo de Ouro, Torres tem sido celebrada, recebendo apoio maciço de brasileiros nas redes sociais, com mensagens e curtidas a cada aparição tanto na mídia nacional, quanto internacional.
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