Cotidiano

Grávida de 6 meses com morte cerebral é mantida viva para salvar bebê

Uma jovem grávida de seis meses, que teve morte cerebral, está sendo mantida viva por aparelhos em um caso raro e desafiador da medicina. Joyce Sousa Araújo, 21, foi diagnosticada com morte cerebral após o rompimento de um aneurisma. Ela segue internada na Santa Casa de Rondonópolis (MT), a 200 km de Cuiabá, para garantir o desenvolvimento do bebê até o momento do parto, previsto para o final de janeiro.

O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola, de Brasília, explicou que a prática é uma excepcionalidade médica: “A Joyce, tecnicamente, já faleceu. Essa abordagem é realizada para salvar o bebê. Em casos normais, o óbito é decretado e os aparelhos são desligados.”

O aneurisma e a internação

A grávida com morte cerebral foi internada em 20 de dezembro após uma forte dor de cabeça. O diagnóstico revelou o rompimento de um aneurisma cerebral, que resultou em um acidente vascular cerebral (AVC). Apesar de intervenções cirúrgicas, a jovem teve morte cerebral dias depois.

“A condição de aneurisma é perigosa porque evolui silenciosamente. Quando ele se rompe, o tratamento precisa ser imediato. Ainda assim, o índice de mortalidade pode chegar a 50%”, destaca Espíndola.

Desafios da gestação com morte cerebral

Pesquisas apontam as dificuldades enfrentadas em situações como a de Joyce. Um estudo da revista Cureus (2023) avaliou 35 casos semelhantes, mostrando que 70% das mães desenvolvem infecções graves, como pneumonia e sepse. Problemas circulatórios também acometem 63% das pacientes.

Os dados indicam que a sobrevivência do feto é maior após a 24ª semana de gestação, chegando a 100% dos casos. Antes disso, o índice cai drasticamente.

A família e o futuro da jovem grávida com morte cerebra

Joyce, que já era mãe de duas meninas, de três e sete anos, se mudou para Mato Grosso em 2023 com o marido, João Matheus Silva, de 23 anos. O esposo da jovem grávida com morte cerebral relata que a jovem tinha dores de cabeça leves durante a gestação, mas nada que indicasse a gravidade do aneurisma.

Agora, João busca doações para transportar o corpo de Joyce de volta a Estreito, cidade natal do casal na divisa entre Maranhão e Tocantins, após o nascimento do bebê.

“É muito difícil. Não consigo acreditar que nossos filhos vão crescer sem mãe”, lamenta o marido.

Aneurisma cerebral: um perigo silencioso

A condição é caracterizada pela formação de uma espécie de balão em vasos sanguíneos do cérebro. Quando estoura, provoca hemorragia e AVC. A mortalidade pode chegar a 50%, mesmo com tratamento imediato, segundo especialistas.

Casos como o de Joyce trazem à tona a complexidade médica e emocional de situações em que a vida de um bebê é preservada, mesmo após a morte cerebral da mãe.

Apoio à família da jovem grávida com morte cerebral

Para ajudar no traslado do corpo da jovem com morte cerebral e nos custos relacionados, a família está organizando uma campanha de arrecadação. Interessados podem entrar em contato diretamente pelas redes sociais de João Matheus Silva.

(Com informações Metrópoles)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais