Paraná

São Jorge do Patrocínio cria barreiras para controlar fluxo de moradores

Município iniciou lockdown nesta sexta-feira para tentar conter o avanço do coronavírus

São Jorge do Patrocínio cria barreiras para controlar fluxo de moradores
Leonardo Revesso
OBemdito
23 de abril de 2021 14h52

O prefeito de São Jorge do Patrocínio, José Carlos Baraldi, deu detalhes de como está funcionando o lockdown no município. A partir desta sexta-feira (23) até o próximo dia 2 de maio o comércio local está proibido de abrir as portas. Só pode funcionar por delibery.

As indústrias também tiveram que suspender as atividades, mas neste caso a volta ao trabalho deve acontecer na próxima quarta-feira. A ideia, segundo o prefeito, é que a população permaneça em casa nos dias de fechamento e só saia se tiver que trabalhar em outra cidade ou para procurar serviço de saúde.

A Prefeitura ergueu barreiras sanitárias em todas as entradas e saídas da cidade e reforçou o quadro de vigília com 15 novos seguranças, que atuam 24 horas por dia. Todas as pessoas que entram e saem do município passam por uma triagem rigorosa, que pode incluir revistas nos veículos.

Baraldi disse que não tinha outra opção a não ser tomar a medida drástica. Em um só dia, o município chegou a registrar 40 casos de positivação pelo coronavírus. Até pouco tempo, São Jorge do Patrocínio ostentava a condição de não ter nenhum óbito pela Covid, mas o cenário mudou. No boletim de quinta-feira foram relatadas quatro mortes pela doença.

Sete pacientes estão internadas em enfermarias ou UTIs de hospitais de Umuarama e da macrorregião noroeste. Outras 129 pessoas positivadas seguem em isolamento domiciliar. 

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, 1.627 moradores procuraram o sistema de saúde com sintomas da infecção, o que resultou em 569 casos confirmados. Destes, 429 foram curadas.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.