Foto: Assessoria PMU
Cerca de 80% das notificações de casos suspeitos de dengue em Umuarama, no atual ano epidemiológico, foram descartadas pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira, 17. Das 589 notificações, há 43 casos positivos e 72 suspeitas em investigação. Em janeiro foram registrados seis casos novos, até o momento.
Apesar do aparente controle, a Secretaria de Estado da Saúde alertou esta semana sobre o reaparecimento do sorotipo três (DENV-3) da dengue – que não era registrado desde 2016 – e sua circulação no Paraná. Com esta variação do vírus, a população se encontra suscetível e o número de casos pode aumentar bastante.
A infecção por um dos quatro tipos de vírus da dengue gera imunidade específica para esse sorotipo, mas é possível contrair a doença novamente se a pessoa for picada pelo mosquito transmissor e ele estiver contaminado com um sorotipo diferente.
Em Umuarama as regiões que apresentaram mais casos até agora foram o Guarani e Praça Anchieta, o Conjunto Primeiro de Maio e a região central, atendida pela UBS Centro de Saúde Escola. De agosto/24 até o momento, a dengue já foi confirmada em 14 regiões da cidade, no distrito de Lovat e na zona rural.
Os cuidados para evitar a dengue são bem conhecidos, como eliminar recipientes que acumulem água ou locais com água parada nos ambientes domésticos, quintais, terrenos baldios, dentre outros. Mas é necessário adotar essas medidas para a prevenção e o controle efetivo.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais