Atenta ao nicho: Iniciativa de Géssica Gonçalves reflete uma tendência que vem ganhando força em todo o país - Fotos: Graça Milanez
Para os milhões de brasileiros com intolerância à lactose, uma simples ida à padaria pode ser uma experiência frustrante. A dificuldade em encontrar produtos que atendam às suas restrições alimentares ainda é uma realidade, agravada pela falta de diversidade nas opções disponíveis. Bem como o mesmo pode-se dizer para quem sofre de doença celíaca.
Embora haja interesse crescente por alimentos saudáveis e dietas restritivas, as opções sem glúten e sem lactose ainda são escassas e, muitas vezes, decepcionantes em sabor. Desse drama, a boleira Géssica Gonçalves, 34 anos, tirou uma lição: percebeu que se trata de um nicho de mercado que pode ser lucrativo e se especializou em doces e tortas para atender a esse público.
A doença celíaca, caracterizada por uma intolerância permanente ao glúten [proteína presente no trigo, cevada e centeio], atinge cerca de 1% da população mundial. Géssica faz parte desse grupo. “Assim que os exames comprovaram, iniciei a dieta, o que me fez perceber o quanto o setor é carente, ou seja, senti na própria pele essa deficiência”, diz.
“Para celíacos, a única forma de evitar os sintomas, que incluem dores abdominais, fadiga e problemas intestinais, é a exclusão total do glúten da dieta e é muito difícil encontrar algo gostoso e seguro para consumir fora de casa; quando encontramos, as opções são mínimas e caras”, acrescenta.
Atualmente a intolerância à lactose, condição caracterizada pela dificuldade do organismo em digerir o açúcar do leite, atinge cerca de 70% da população adulta no Brasil, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia.
Após estudar técnicas de substituição de ingredientes tradicionais por alternativos, usando a cozinha da sua casa como laboratório, ela chegou a um cardápio que inclui receitas de bolos, tortas salgadas e cookies. E agora vende por encomenda [que recebe pelas redes sociais], bem como, nas feiras de hortifruti dos domingos, na Avenida Parigot de Souza.
Desde outubro, quando iniciou os trabalhos, para cá, já tem muitos clientes fidelizados. “Percebi que não bastava oferecer um produto sem glúten e sem lactose: ele precisava ser delicioso e visualmente atraente e isso fez toda a diferença”, afirma Géssica, que diz só usar ingredientes de boa qualidade nas receitas. “São ingredientes caros, mas valem o investimento, porque meus clientes preferem assim; além disso, eles valorizam, cada vez mais, alimentos artesanais e personalizados”, assegura.
Ela lembra que especialistas apontam que o crescimento desse mercado é promissor, como resultado do aumento no diagnóstico das doenças relacionadas à intolerância ao glúten e à lactose. “Isso me motiva a trabalhar mais e mais para consolidar meu negócio”, promete Géssica, que é casada e mãe de uma menina.
“Eu estou satisfeita com a receptividade dos meus clientes… Essa nova empreitada que comecei está me deixando muito contente, porque me rende um salário e ainda posso cuidar da casa e ficar mais perto da família”, avalia Géssica, que é graduada em Administração.
Dessa forma, não seria exagero afirmar que se trata, também, de um gesto de empatia e de inclusão: “Poder degustar de um bolo gostoso, com tranquilidade, acaba sendo um alento para quem lida com as dificuldades da intolerância à lactose e ao glúten, ao mesmo tempo em que é possível transformar desafios em oportunidade de negócio”.
Bolos: Cenoura com cobertura de brigadeiro, Chocolate com cobertura de brigadeiro, Laranja com cobertura de brigadeiro de laranja, Limão com cobertura de mousse de limão e Formigueiro com cobertura de brigadeiro.
Torta Salgada: Frango, tomate e palmito; Queijo, tomate e palmito.
Cookies: Chocolate.
== Saiba mais em instagram.com/gessicagoncalves.gluten_free; para encomendar ligue 44 99931-9996.
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