Fotos: Assessoria PMU
O Índice de Infestação Predial (IIP) apurado no primeiro levantamento de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e febre chikungunya, realizado nesta semana em Umuarama, foi de 0,9%. O percentual ficou dentro do limite indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de até 1%, porém não deve ser motivo para relaxar no combate ao mosquito.
Apesar de a média ter ficado abaixo de 1%, houve 12 localidades da cidade onde o índice foi bem elevado. A situação mais crítica é a do Jardim Belvedere, onde foram encontradas larvas do mosquito em 13,5% dos imóveis visitados pelos agentes de combate a endemias da Vigilância em Saúde Ambiental.
Outros pontos de alto risco, devido à infestação, foram o Jardim San Caetano (7,4%) e o Conjunto Ouro Branco (4,7%). Em situação de médio risco encontram-se o Jardim Verde Vale (3,8% dos imóveis com larvas do mosquito), região da Igreja São Paulo (3,7%), Jardim Cruzeiro (3,6%), Jardim Los Angeles (3,2%) e os jardins Canadá, Itália, Nova América, Alto da Glória e o Parque Cidade Jardim, com índices variando entre 1,9% e 2,5%.
Considerando as áreas de abrangência das 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS), em 10 regiões houve registro de larvas do mosquito da dengue, variando entre 0,4% e 2,7% (San Remo, Ouro Branco, Cidade Alta, 1º de Maio, Jardim Panorama, Jardim São Cristóvão, Guarani/Anchieta, Parque Industrial, Parque Vitória Régia e Jardim Cruzeiro.
Apenas das regiões da UBS Jabuticabeiras, Lisboa, Bem-Estar, Posto Central, Jardim União, Sonho Meu e 26 de Junho não foram encontrados imóveis com infestação. “Portanto, a orientação é que a população mantenha os cuidados e evite a proliferação do mosquito, eliminando recipientes que acumulem água da chuva e mantendo seus quintais limpos”, recomendou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Taila Biaca Crivelaro.
Confira os gráficos do levantamento aqui
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais