O prefeito de Iporã, Robertinho, que tomou posse nesta quarta-feira (1º) com decreto de cortes
O novo prefeito de Iporã, Roberto da Silva, o Robertinho, surpreendeu a população local logo no primeiro dia de seu mandato. Através do Decreto nº 001/2025, publicado nesta quarta-feira (1º), ele anunciou um pacote de medidas austeras que afetarão praticamente todos os setores da Prefeitura pelos próximos 100 dias.
Uma das medidas mais impactantes é a suspensão temporária de todos os contratos de prestação de serviços vigentes no município. Uma comissão será criada para analisar minuciosamente cada contrato, avaliando sua necessidade e adequação às novas diretrizes orçamentárias.
O prefeito determinou a suspensão de horas extras, exceto para serviços essenciais e com autorização prévia do chefe do Executivo. Também foram suspensas as gratificações por produtividade e a extensão de carga horária para servidores municipais.
A frota municipal ficará recolhida até 31 de janeiro, salvo casos emergenciais. O uso de veículos oficiais e o gasto com combustíveis serão drasticamente reduzidos, afetando inclusive a locação de veículos e máquinas.
O decreto determina o fechamento do Paço Municipal, secretarias e unidades de serviços até 6 de janeiro. Os serviços de assistência social ficam suspensos até 31 de janeiro, atendendo apenas casos de urgência. O atendimento no setor de saúde será reorganizado, com a reabertura da Secretaria Municipal de saúde ao público apenas em 13 de janeiro.
As atividades esportivas estão suspensas até 31 de janeiro. Eventos, festividades culturais e recreativas a serem executados pela administração também foram cancelados. O decreto determina a averiguação das estruturas educacionais para preparação do retorno às aulas.
O prefeito Roberto da Silva justifica as medidas citando a necessidade de reorganização administrativa e financeira, visando garantir eficiência e transparência na gestão pública. O decreto menciona a obrigação de cumprir limites de despesas e a necessidade de equilibrar as contas públicas.
A amplitude e a severidade das medidas causaram apreensão entre servidores públicos e prestadores de serviços. A prefeitura não divulgou estimativas sobre a economia esperada com o pacote de austeridade.
O decreto prevê que algumas restrições podem se estender até 31 de março, dependendo da área. A administração enfatiza que qualquer despesa realizada sem autorização resultará na responsabilização do servidor, que poderá ter que arcar com o pagamento.
Robertinho foi candidato único na eleição para a Prefeitura de Iporã. Ele foi empossado pela Câmara de Vereadores na manhã desta quarta-feira (1º).
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais