Foto: Divulgação
A consulta pública sobre adesão de escolas da rede estadual ao programa Parceiro da Escola, do Governo do Paraná, foi encerrada nesta segunda-feira (9) com 44,4 mil votos. Na área do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, a votação decidia por seis colégios, e em todos a maioria de votos optava pela não implementação do programa.
Os colégios da região de Umuarama que eram alvo da votação são o Colégio Vereador José Balan e Colégio Tiradentes, ambos em Umuarama; Colégio Ana Neri, em Perobal; Colégio Tiradentes, em Cafezal do Sul; Colégio Vicente Tomazini, em Francisco Alves; e Colégio Nestor Victor, em Pérola. Em todas as instituições a maioria preferiu por não adotar o projeto – que busca privatizar a gestão administrativa dos colégios.
Além de Umuarama, as votações foram realizadas em 177 escolas, distribuídas por 98 municípios do Estado, e em 90 delas, ou seja, 50,8%, o quórum foi atingido. A apuração começou nesta segunda e o resultado deve ser divulgado a partir desta terça-feira (10).
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, as escolas que não receberam a quantidade mínima de votos passarão por um processo de avaliação interna nos próximos dias. A decisão final, de acordo com as regras do programa, caberá ao Governo do Estado.
O processo mobilizou a comunidade escolar ao longo dos últimos dias, com a participação de pais, responsáveis, servidores e alunos, que se engajaram na votação mesmo com as fortes chuvas que atingiram todo o Estado desde o sábado (7).
A consulta é um passo fundamental do processo de implementação do programa, que segundo o Governo do Estado, busca entregar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais para empresas privadas.
Após divulgação do resultado oficial com a listagem das instituições aderentes ao projeto, as empresas parceiras listadas no credenciamento serão convocadas para a distribuição dos lotes, conforme os critérios estabelecidos no edital de licitação e as diretrizes do programa.
A formalização dos contratos observará as disposições legais aplicáveis, assegurando a conformidade com os requisitos de transparência e eficiência administrativa, com previsão de início das operações nas unidades contempladas a partir do início do ano letivo de 2025.
(OBemdito e AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais