Umuarama

Acesf disponibiliza consulta em tempo real dos óbitos e velórios através de site

Um novo serviço de grande importância para a comunidade acaba de ser disponibilizado pela Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários) em seu site: o Obituário On-line, que é atualizado 24 horas por dia. Existe também a ferramenta chamada ‘Pesquisa de Falecidos’, para que o público possa fazer uma consulta rápida de pessoas sepultadas tanto no Cemitério Municipal quanto nos localizados nos distritos de Umuarama.

O diretor da Acesf, Alexandre Gobbo Maroto, comenta que o serviço de obituário já vinha sendo oferecido, mas em caráter interno para a organização dos serviços. Porém, observou que a disponibilização das informações como nome, local do velório, data, horário e localização do sepultamento (quadra e lote) ou outras observações seriam de grande utilidade para a população.

“Assim que as famílias são atendidas no balcão da Acesf, os dados de registro do óbito já são imediatamente incluídos no sistema. É uma informação importante, inclusive para que os canais de comunicação possam anunciar com segurança e precisão”, afirma.

Ele destaca também que é um serviço que contribui para que os familiares que perderam seus entes queridos possam compartilhar as informações a respeito do ato de despedida. “Além de oferecer a ferramenta do obituário no site da Prefeitura, clicando no banner Secretarias e depois em Acesf, agora nós adquirimos o domínio independente do serviço, que pode ser acessado no endereço eletrônico https://obituario.umuarama.pr.gov.br/”, indica.

O assistente administrativo Douglas Dias Borges, esclarece que por enquanto ainda não está sendo oferecida a possibilidade de apresentar um mapa exato do local (jazigo) em que os falecidos estão sepultados, mas que os trabalhos de cadastramento por coordenadas já foram iniciados.

“Não há como indicarmos túmulo por túmulo apenas com o serviço de satélite do Google Maps, desta forma temos de cadastrar cada unidade, com todos os sepultados, para depois montar um mapa geral. Este trabalho vai demandar bastante tempo”, observa.

Recadastramento de túmulos

Gilvan Luz da Silva, diretor administrativo da Acesf, adverte que com o serviço de “Pesquisa de Falecidos” oferecido no Obituário da Acesf, mais do que nunca é fundamental que os familiares façam o recadastramento de túmulos, gavetas e terrenos adquiridos no Cemitério Municipal.

“Até o momento nós temos cadastrados aproximadamente 28.900 registros de falecidos que estão sepultados em Umuarama, Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza [distritos], porém acreditamos que ainda faltam ao menos mais 20 mil para serem incluídos no sistema”, revela.

Este déficit se dá pela falta de informações não lançadas no passado, quando não havia um sistema eletrônico e os dados eram lançados manualmente no Livro de Registro.

“Quem não faz o recadastramento, além de não corrigir esse déficit, também não terá o nome de seu familiar disponibilizado na ferramenta. Fazer o recadastramento de terreno é fácil: basta ter em mãos o documento original da Concessão de Terreno (TCT), uma cópia simples do registro de óbito dos falecidos sepultados no túmulo e comprovante de endereço e documentos do concessionário que, caso o concessionário seja falecido, cabe ao herdeiro mais próximo (cônjuge, pais, filhos etc.) a tarefa”, explica.

Hora marcada

Alexandre Gobbo Maroto acrescenta que o recadastramento deve ser feito somente uma única vez e, caso o concessionário mude de endereço ou telefone, deve comunicar a Acesf para que seja atualizado o cadastro no sistema. “Vale destacar ainda que é necessário agendar o horário para fazer o recadastramento, que pode ser feito ligando para (44) 3622-5878 ou (44) 3626-1040”, informa.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais