Umuarama

Agrônomo de Umuarama faz capacitação sobre agricultura orgânica na maior empresa do ramo

A Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, destacou um engenheiro agrônomo para participar de visita técnica à Kórin Agricultura e Meio Ambiente, a maior empresa brasileira quando se fala em desenvolvimento de soluções sustentáveis para a agricultura, situada em Ipeúna (SP).

A capacitação foi organizada pelo Núcleo do Paraná Mais Orgânico (PMO) de Umuarama em parceria com a UEM, coordenado pelo professor João Paulo Francisco, e os conhecimentos adquiridos serão revertidos em projetos para o incentivo da agricultura familiar local.

O prefeito Celso Pozzobom observa que desde o início de sua gestão sempre fez questão de investir em tecnologias viáveis, que fossem capazes de fazer aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos produzidos pelos membros da agricultura familiar.

“A Secretaria Municipal de Agricultura coordena dezenas de programas e projetos de incentivo à melhoria da vida dos produtores rurais. E a agricultura orgânica é algo que sempre tivemos interesse, por todos os seus benefícios”, observa.

O secretário municipal de Agricultura, Waltinho Sucupira, elogiou a iniciativa do PMO (Núcleo Umuarama) e UEM em promover o evento. “A Kórin é uma instituição das mais avançadas no setor de pesquisa de novas tecnologias para a agricultura natural, com uma visão única e pioneira, que vai além de simplesmente pensar em ‘produção sem agrotóxicos’: vêm o processo produtivo com insumos biológicos como algo quase espiritual, feito para verdadeiramente garantir a saúde dos consumidores”, detalha.

CONHECIMENTO APLICADO

Fabio Cesar Pereira Souza, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, observa que a Kórin tem um portfólio diverso, sendo produtos na linha agrícola profissional com enfoque em solo, no processo de decomposição de resíduos orgânicos e na aceleração da compostagem de resíduos sólidos.

“Mas seguramente o destaque a indústria é o Bokashi Líquido, composto por bactérias e leveduras que é uma verdadeira revolução na recuperação, renovação e preparo do solo para que a produção de alimentos tenha o equilíbrio necessário e característico da agricultura natural”, comenta.

CONHECENDO O BOKASHI

O engenheiro agrônomo explicou que o Bokashi é uma tecnologia de origem japonesa, 100% baseada na natureza, que promove o reequilíbrio microbiano do solo, criando condições favoráveis à retenção de água, crescimento radicular e melhor absorção de nutrientes.

“O uso contínuo do Bokashi condiciona o solo, criando um ambiente mais favorável à produção, tudo comprovado por estudos realizados em diversas instituições de pesquisa, que apontaram melhores índices de produtividade”, detalha.

Ele conta que a empresa irá enviar amostras do Bokashi líquido para Umuarama. “Iremos disponibilizar a alguns produtores cadastrados em programas da agricultura familiar, fazendo o devido acompanhamento, testes e análises, para que possamos ter dados suficientes para validar o investimento futuro nessa tecnologia de ponta, que respeita toda a cadeira produtiva: a natureza, o produtor, os produtos e o consumidor”, informa Souza, acrescentando que a administração municipal também vai estudar o uso de outros produtos naturais da Kórin – como o acelerador de decomposição – no Aterro Sanitário.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

4 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

5 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

6 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

7 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

9 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais