Saúde

Para enfrentar a prematuridade, Lays encontrou conforto na doação de leite materno

O Hospital e Maternidade Norospar promoveu um encontro emocionante na última sexta-feira (23), em alusão ao Novembro Roxo: mês de prevenção e conscientização sobre a prematuridade. Pais de bebês que estão internados foram recepcionados na Biblioteca da instituição com um café da manhã e diversas homenagens. O depoimento da funcionária pública, Lays Conrado Andrade, de 29 anos, mãe da pequena Lorena de 5 meses, emocionou a todos.

Depois de sofrer um deslocamento de placenta, Lorena nasceu, com 30 semanas e cinco dias de gestação e foi direto para a UTI Neonatal. Lays teve alta, mas a sua bebê ficou no hospital. “Foi um choque, mas recebi muito apoio de toda a equipe da UTI Neo e também do Banco de Leite. Mesmo não estando com ela em meus braços, de três em três horas eu tinha o compromisso de tirar o leite e armazenar para alimentar a minha filha e também para os seus coleguinhas e isso me confortava”, contou Lays.

Para ela, a UTI era um “outro mundo”. “Lá o tempo é muito relativo. O dia parecia ter 70 horas, especialmente quando ela não estava bem”, conta a mãe. A Lorena ficou 63 dias na UTI Neonatal, cinco dias na Unidade de Cuidados Intermediários – UCI e cinco dias na enfermaria, totalizando 73 dias no hospital.

A alta veio com uma recompensa por toda espera de Lays. “Me sinto muito recompensada, cada minuto e cada gota de leite valeu a pena. Aprendi tanta coisa, especialmente a ter paciência. Essa certamente foi a maior lição de todas”, conta.

Os cuidados com a saúde da Lorena continuam após a alta. “Ela está muito bem de saúde. Já saímos do hospital com um envelope com todos os encaminhamentos e muitas orientações sobre os cuidados que teríamos que ter com ela em casa e todos os acompanhamentos médicos e terapias que ela teria que fazer e estamos seguindo à risca”, conta a mãe.

A mensagem de Lays para os pais e mães que estão enfrentando a prematuridade é ter fé. “O que temos que passar, só a gente mesmo é que passa. Temos que ter fé em Deus e acreditar no processo”, finalizou. Após a alta de Lorena, Lays continuou sendo doadora do Banco de Leite Humano – BLH Norospar por vários meses.

O evento foi realizado com muito carinho pelas equipes da UTI Neonatal, Banco de Leite e Comissão de Humanização da Norospar. As enfermeiras Ana Gabriela Frank da UTI Neonatal e Amanda Vasques, coordenadora da Maternidade e do Banco de Leite Humano – BLH Norospar também falaram aos pais. Elas explicaram os serviços e também expressaram mensagens de solidariedade e apoio aos pais. “Nossa missão é cuidar dos filhos de vocês, com toda dedicação e carinho, até que estejam em plenas condições de receber alta e também apoiá-los durante esse processo”, destacou a enfermeira Ana Gabriela.

(Assessoria de comunicação Norospar)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

7 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

8 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

9 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

10 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

12 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais