Fotos: Assessoria PMU
Conforme a cartilha de orientações técnicas do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria Nacional de Assistência Social, nos últimos anos a população em situação de rua saiu da invisibilidade e ficou claro que se trata de um compromisso de Estado garantir os seus direitos a estes brasileiros seus direitos.
“Os desafios ainda são muitos e requerem o engajamento das diversas políticas, em um esforço coletivo envolvendo poder público e a sociedade civil organizada, com a participação fundamental dos representantes desse segmento”, reforça o documento.
Com esta visão, o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política de População em Situação de Rua (Ciamp-Rua) de Umuarama empossou novos membros para o biênio 2024/2026 em reunião no dia 13, no auditório da Secretaria-Executiva dos Conselhos.
Após a posse foi realizada a primeira reunião ordinária com a nova composição para eleição da presidência e Cláudio Alves Junior, representante de entidade da sociedade civil (Comissão dos Direitos Humanos da OAB-PR), foi eleito presidente para o mesmo período. Ele terá o atual coordenador do Centro Pop, Roger Brambila Giopatto, como vice-presidente.
Um colegiado de caráter deliberativo, propositivo, fiscalizador, de acompanhamento e monitoramento vinculado ao gestor da Política Municipal de Assistência Social, o Ciamp-Rua é formado por 20 membros titulares e igual número de suplentes, sendo dez representantes do poder Executivo e os demais da sociedade civil.
A posse dos novos membros teve a presença da secretária de Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, que representou o prefeito Celso Pozzobom. Ela parabenizou a equipe que encerrava o mandato pelo bom trabalho, fez um breve resumo das ações e avanços conquistados e deu as boas vindas aos novos membros. “O desafio é grande, mas é muito importante continuar o trabalho, garantir direitos básicos como alimentação e assistência a essas pessoas e trabalhar para a sua reintegração e o desenvolvimento pessoal”, disse.
O presidente do Ciamp-Rua que encerrou mandato, Roger Bruno Brambila Giopatto, parabenizou a todos pela instalação do comitê, que exigiu muito trabalho, e pelas conquistas – entre as quais o censo da população em situação de rua, que está em andamento.
Lembrou que as políticas públicas para esse público surgiram após tragédias e violações graves dos seus direitos e que o desafio hoje não é eliminar os locais onde as pessoas se concentram, “mas oferecer tratamento, opções e promover o seu desenvolvimento para que possam levar uma vida digna”, emendou.
“Uma das nossas lutas hoje é formar uma equipe de saúde com médico e enfermeiros que possa atender as pessoas em situação de rua de forma remota, nos locais onde elas vivem”, completou. Também participaram da posse o promotor de Justiça Marcos Antonio de Souza, o defensor público do Estado do Paraná, Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro, e o procurador do Ministério Público do Trabalho, André Vinicius Mellati.
Na sequência a secretária Dayanne Demozzi entregou certificados aos membros que exerceram a função no mandato 2022-2024, foi feita a leitura do Decreto nº 334/2024, de nomeação dos novos membros do Ciamp-Rua – com a respectiva apresentação dos que estavam presentes – e, por fim, a secretária leu o termo de posse para os representantes da sociedade civil (eleitos) e os governamentais, indicados pelo Executivo Municipal.
“O comitê é um espaço de diálogo, respeito e ação, sempre em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos. Parabéns aos empossados e sucesso em suas jornadas”, encerrou a secretária da Assistência Social.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais