Redação Publisher do OBemdito

Bombeiros combatem incêndio na Ilha Peruzzi, no Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra

Bombeiros combatem incêndio na Ilha Peruzzi, no Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra
Redação - OBemdito
Publicado em 19 de novembro de 2024 às 12h24 - Modificado em 19 de maio de 2025 às 21h23

O Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra, no oeste do Paraná, voltou a registrar focos de incêndio. De acordo com o Núcleo de Gestão Integrada ICMBio/NGI Rio Paraná, um monitoramento realizado no último dia 17 de novembro identificou um princípio de incêndio na Ilha Peruzzi, localizada na parte sul do arquipélago.

A Ilha Peruzzi, terceira maior do parque, não tinha registros de incêndios há cerca de 20 anos. Com o surgimento das chamas, uma equipe de brigadistas da base de Guaíra foi acionada e, desde então, permanece no local, monitorando a área afetada e avaliando a extensão dos danos.

O ICMBio informou que o último incêndio, que havia atingido a maior ilha do parque, a Ilha Grande, teve início em 22 de outubro e está sob controle. “Nas áreas já queimadas, há diversos pontos de ignição dispersos que continuam emitindo fumaça, devido à presença de materiais combustíveis, como troncos, raízes e galhos secos, que não foram totalmente consumidos pelo fogo principal. Esses materiais apresentam risco de reignição”, disse o órgão em nota divulgada à imprensa.

A operação de combate envolveu brigadistas do ICMBio/NGI Rio Paraná durante 18 dias, com uma base de apoio montada estrategicamente para atuação nos municípios de Eldorado (MS) e Altônia (PR). Até 15 de novembro, os esforços se concentraram em monitorar o avanço das chamas, com ações voltadas à prevenção, combate e acompanhamento.

“Atualmente, os brigadistas permanecem em prontidão, aguardando novas estratégias definidas pela equipe gestora da unidade, com base nas avaliações das condições de controle e extinção do incêndio”, afirmou o órgão.

Ainda segundo o ICMBio, há suspeitas de que os incêndios tenham sido causados por ação humana, direta ou indiretamente. “Medidas estão sendo tomadas para identificar os responsáveis e buscar a devida responsabilização pelos danos causados à unidade”, completou o instituto.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.