Foto ilustrativa: Arquivo OBemdito
O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) alerta para tentativas de golpes praticados contra pessoas que são partes em ações trabalhistas, utilizando dados reais de processos trabalhistas. Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp.
Eles solicitam adiantamento de valores, para pagamento de custas e/ou outros emolumentos para a liberação de alvará judicial. Por vezes, usam fotos de sócios do escritório ou imagem e/ou logotipo destes escritórios. Até mesmo, conforme relatos de clientes, simulam as vozes dos advogados. No vídeo acima, o Desembargador Célio Waldraff, presidente do TRT-PR, fala sobre o assunto e alerta a população.
Recentemente OBemdito divulgou reportagem sobre um esquema criminoso semelhante que vem sendo registrado em várias regiões do país e que chegou em Umuarama. Os golpistas têm usado o nome de advogados para enganar clientes de processos judiciais.
A abordagem explora o fácil acesso a informações públicas em processos, permitindo que criminosos se passem por advogados e façam solicitações financeiras às vítimas através de conversas via WhatsApp (confira mais detalhes aqui).
O Tribunal Regional do Trabalho divulgou uma série de orientações para a população se proteger dos estelionatários. A primeira delas é: caso receba esse tipo de mensagem, procure sempre sua advogada ou seu advogado por um meio de contato tradicional e já usado anteriormente, como e-mail e telefone fixo. É fundamental ter certeza de que você está conversando com profissionais habilitados (as).
Desse modo, a Justiça do Trabalho recomenda:
O TRT-PR recomenda ainda que, em caso de tentativa de golpe, a Ouvidoria seja informada e que se faça uma queixa à Polícia Civil, por meio do Núcleo de Combate aos Cibercrimes. O e-mail da Ouvidoria do TRT-PR é ouvidoria@trt9.jus.br.
(Assessoria TRT-PR e OBemdito)
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…
Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)
Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…
Este site utiliza cookies
Saiba mais