Umuarama

Projeto social atende 120 crianças no Parque Jabuticabeiras com aulas de futsal e futebol

Com foco em promover cidadania e inclusão social por meio do esporte, a Associação Esportiva Roma iniciou, nesta semana, um projeto social no Parque Jabuticabeiras, em Umuarama. Sob o comando do advogado e ex-jogador do Umuarama Futsal, Paulo César Cardozo, conhecido como Beiço, o projeto oferece aulas gratuitas de futsal e futebol de campo no período da tarde, atendendo 120 crianças entre 7 e 15 anos.

Os treinos de futsal acontecem no Ginásio de Esportes do bairro, enquanto as atividades de futebol de campo são realizadas em um campo que deve receber melhorias no próximo ano.

“A ideia de criar o projeto é antiga e surgiu depois do falecimento do meu irmão, Paulo Robison Cardozo, mais conhecido como Roma, em 2006”, diz Cardozo. “Meu irmão também era jogador de futsal. Ele faleceu em um acidente na rodovia quando estava voltando para casa”.

O projeto, que abrange as categorias sub-9, sub-11 e sub-13, para meninos e meninas, é financiado, em sua maioria, pelo próprio Cardozo, com apoio de amigos advogados. “Praticamente metade do valor sai do meu bolso; o restante é coberto por amigos que me ajudam”, conta.

As crianças que foram inscritas e que estão participando do projeto terão acompanhamento de suas atividades escolares. Para permanecer participando, precisarão manter frequência escolar e boas notas. “Já conversei com os professores e eu mesmo farei o acompanhamento”, afirma.

Além dos treinamentos, os participantes recebem uniformes para as aulas. Segundo Cardozo, a motivação para o projeto vem da sua própria experiência em iniciativas semelhantes. “Eu fui salvo por um projeto social, o Projeto Amizade, ainda no primeiro mandato do prefeito eleito Fernando Scanavaca. Quero fazer isso pelas crianças, formando cidadãos de bem”, conclui.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

23 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

52 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

1 hora ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais