Cotidiano

Tragédia com ônibus da saúde de Altônia que deixou 21 mortos completa 8 anos nesta quinta

Nesta quinta-feira (31), completaram-se oito anos da tragédia que resultou na morte de 21 pessoas e deixou nove feridos na PR-323. O acidente ocorreu no ano de 2016, quando um caminhão-tanque colidiu com um ônibus da Secretaria de Saúde de Altônia, que transportava pacientes que fariam consultas médicas em Umuarama.

A colisão acabou resultando em um incêndio que carbonizou 19 pessoas, entre elas o motorista do caminhão, que provocou a batida. Outras duas pessoas faleceram em decorrência dos ferimentos, após serem socorridas e levadas ao hospital.

O atual secretário de Saúde de Umuarama, Edson dos Santos Souza, que era o responsável pela pasta da Saúde em Altônia na época do acidente, relembra a tragédia com pesar. “Lembrei hoje cedo do acidente. Não tem como esquecer. É algo que marcou a minha vida”, afirma.

Souza recorda que o dia foi especialmente doloroso, pois havia perdido seu pai dias antes. “Eu tinha ligado para o prefeito no domingo. Na segunda-feira, por volta das 6h40 da manhã, um amigo que estava passando pelo local da tragédia me ligou. Na sexta-feira, antes da viagem, todos os pacientes estavam comigo conversando. Foi muito difícil”, relembra.

Em meio à dor, a prefeitura de Altônia buscou oferecer apoio às famílias das vítimas. Após a liberação dos corpos, 16 delas foram veladas no Ginásio de Esportes da cidade.

“Na época, tentamos dar o máximo de suporte possível às famílias, na questão de sepultamento e custas. Tudo o que pudemos fazer, fizemos. Teve uma pressão muito grande na prefeitura. O motorista do ônibus, inclusive, foi inocentado pela Justiça, não teve culpa alguma”, disse Souza.

Lições da Tragédia

Conforme o secretário, o acidente trouxe lições importantes, especialmente sobre a necessidade de aprimorar o atendimento médico no município, evitando longos deslocamentos.

“De lição, que a gente tira é tentar fazer as viagens o menos possível. Tento resolver o que é possível no município mesmo. A estrada é perigosa, e a gente que a usa observa a imprudência e a imperícia dos motoristas”, conclui.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

23 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

51 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

1 hora ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais