Umuarama

Polícia Ambiental de Umuarama alerta para o início da Piracema e proibição da pesca

A 3ª Cia da Polícia Ambiental (PMAmb) de Umuarama fez um alerta, nesta quinta-feira (31), chamando a atenção para o início da Piracema, que é o período em que ocorre a reprodução natural dos peixes. Ela inicia nesta sexta-feira (1º/11) e se estende até o dia 28 de fevereiro de 2025. No período, com intenção de garantir a reprodução natural de espécies nativas, é totalmente proibido a pesca nos rios da região.

Segundo o órgão, a proibição é total na Bacia Hidrográfica do rio Paraná, o que significa que o próprio rio Paraná (que é o rio principal, bem como o segundo maior rio do Brasil) e seus afluentes, lagos e lagoas marginais estão inseridos na bacia de contribuição do rio.

Além do rio Paraná, há outros rios na região de Umuarama e municípios próximos, como o Ivaí, Piquiri e o Paranapanema, bem como seus afluentes, que também estão dentro da proibição. Ademais, o entorno do Parque Nacional de Ilha Grande e da Estação Ecológica Caiuá são definidos como locais proibidos, segundo determinação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)

Há também locais onde a pesca não é totalmente proibida, como o reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Entretanto, no local, a legislação apenas permite captura de espécies exóticas, com o tucunaré, corvina e o bagre africano, por exemplo.

A PMAmb também alerta que o pescador que for flagrado cometendo a pesca predatória nesta época receberá uma multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil, dependendo da gravidade. Ele também responderá criminalmente e pode pegar pena de um a três meses de detenção, além do recolhimento de todo o material de pesca que estiver utilizando no momento do flagrante.

A colaboração da população é sempre importante para preservar a biodiversidade aquática dos rios. Portanto, denúncias sobre infrações podem ser feitas através dos telefones 181 ou pelo número da Polícia Ambiental de Umuarama, o (44) 3624-7630.

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais