Umuarama

Polícia Ambiental de Umuarama alerta para o início da Piracema e proibição da pesca

A 3ª Cia da Polícia Ambiental (PMAmb) de Umuarama fez um alerta, nesta quinta-feira (31), chamando a atenção para o início da Piracema, que é o período em que ocorre a reprodução natural dos peixes. Ela inicia nesta sexta-feira (1º/11) e se estende até o dia 28 de fevereiro de 2025. No período, com intenção de garantir a reprodução natural de espécies nativas, é totalmente proibido a pesca nos rios da região.

Segundo o órgão, a proibição é total na Bacia Hidrográfica do rio Paraná, o que significa que o próprio rio Paraná (que é o rio principal, bem como o segundo maior rio do Brasil) e seus afluentes, lagos e lagoas marginais estão inseridos na bacia de contribuição do rio.

Além do rio Paraná, há outros rios na região de Umuarama e municípios próximos, como o Ivaí, Piquiri e o Paranapanema, bem como seus afluentes, que também estão dentro da proibição. Ademais, o entorno do Parque Nacional de Ilha Grande e da Estação Ecológica Caiuá são definidos como locais proibidos, segundo determinação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)

Há também locais onde a pesca não é totalmente proibida, como o reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Entretanto, no local, a legislação apenas permite captura de espécies exóticas, com o tucunaré, corvina e o bagre africano, por exemplo.

A PMAmb também alerta que o pescador que for flagrado cometendo a pesca predatória nesta época receberá uma multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil, dependendo da gravidade. Ele também responderá criminalmente e pode pegar pena de um a três meses de detenção, além do recolhimento de todo o material de pesca que estiver utilizando no momento do flagrante.

A colaboração da população é sempre importante para preservar a biodiversidade aquática dos rios. Portanto, denúncias sobre infrações podem ser feitas através dos telefones 181 ou pelo número da Polícia Ambiental de Umuarama, o (44) 3624-7630.

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

15 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

39 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

59 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais