Umuarama

Umuarama: Projeto de castração de animais aumenta de 30 para 60 as vagas disponíveis

O Projeto Melhor Amigo, que oferece atendimento gratuito para castração de cães e gatos de famílias carentes ou indivíduos em situação de vulnerabilidade que residem em Umuarama, terá nova fase nesta sexta-feira (1° de novembro).

A novidade, anunciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal nesta quarta (30), é que nesta edição serão disponibilizadas, excepcionalmente, 60 vagas – e não 30.

O secretário Waltinho Sucupira informa que podem ser castrados cães e gatos, machos e fêmeas, filhotes a partir de sete meses e adultos, contanto que possuam o Cadastro Único (Cad-Únido) da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Vale ressaltar que para fazer a solicitação é preciso apresentar alguns documentos, como a Folha Resumo atualizada do Cad-Único, que deve ser solicitada e retirada no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) a que a família pertence. Também é preciso apresentar documentos pessoais do responsável pelo animal, comprovante de residência (atual) e foto impressa do animal”, detalha.

O diretor de Bem-Estar Animal, José Guilherme de Oliveira Junior, destaca que o ‘Melhor Amigo’ é executado pela prefeitura e o contrato prevê o oferecimento de 30 vagas para as cirurgias de esterilização por mês, porém, como em dezembro não haverá tempo hábil para a realização das operações, a Secretaria de Meio Ambiente decidiu somar as vagas.

“Excepcionalmente faremos o cadastramento para oferecer 60 vagas neste mês, mas já comunicando aos cidadãos interessados que no dia 1° de dezembro não haverá novo cadastro, ou seja, esta edição de sexta-feira será a última no ano”, especifica o médico-veterinário. A inscrição deve ser feita na Secretaria de Meio Ambiente, que fica no mesmo prédio da Prefeitura Municipal.

Já a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani salienta que após a realização do cadastro, os tutores dos animais devem ficar atentos às visitas que serão feitas às residências e também às chamadas telefônicas, que são formas de confirmações das presenças.

“Depois de fazermos a visita pessoal para comprovação de dados declarados, nós telefonamos para o número indicado pelo interessado no serviço e quem não atende, perde a vaga”, alerta.

Fernanda conta ainda que as cirurgias são realizadas na Clínica Veterinária da Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama). “Depois de passar por todas as fases e receber o OK, a pessoa pega a autorização e leva para a Saau, que vai agendar a data da castração, que geralmente é feita em um prazo de mais ou menos trinta dias”, informa.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

20 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

41 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

1 hora ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

13 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais