Foto: ilustrativa/Arquivo OBemdito
O Projeto Melhor Amigo, que oferece atendimento gratuito para castração de cães e gatos de famílias carentes ou indivíduos em situação de vulnerabilidade que residem em Umuarama, terá nova fase nesta sexta-feira (1° de novembro).
A novidade, anunciada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal nesta quarta (30), é que nesta edição serão disponibilizadas, excepcionalmente, 60 vagas – e não 30.
O secretário Waltinho Sucupira informa que podem ser castrados cães e gatos, machos e fêmeas, filhotes a partir de sete meses e adultos, contanto que possuam o Cadastro Único (Cad-Únido) da Secretaria Municipal de Assistência Social.
“Vale ressaltar que para fazer a solicitação é preciso apresentar alguns documentos, como a Folha Resumo atualizada do Cad-Único, que deve ser solicitada e retirada no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) a que a família pertence. Também é preciso apresentar documentos pessoais do responsável pelo animal, comprovante de residência (atual) e foto impressa do animal”, detalha.
O diretor de Bem-Estar Animal, José Guilherme de Oliveira Junior, destaca que o ‘Melhor Amigo’ é executado pela prefeitura e o contrato prevê o oferecimento de 30 vagas para as cirurgias de esterilização por mês, porém, como em dezembro não haverá tempo hábil para a realização das operações, a Secretaria de Meio Ambiente decidiu somar as vagas.
“Excepcionalmente faremos o cadastramento para oferecer 60 vagas neste mês, mas já comunicando aos cidadãos interessados que no dia 1° de dezembro não haverá novo cadastro, ou seja, esta edição de sexta-feira será a última no ano”, especifica o médico-veterinário. A inscrição deve ser feita na Secretaria de Meio Ambiente, que fica no mesmo prédio da Prefeitura Municipal.
Já a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani salienta que após a realização do cadastro, os tutores dos animais devem ficar atentos às visitas que serão feitas às residências e também às chamadas telefônicas, que são formas de confirmações das presenças.
“Depois de fazermos a visita pessoal para comprovação de dados declarados, nós telefonamos para o número indicado pelo interessado no serviço e quem não atende, perde a vaga”, alerta.
Fernanda conta ainda que as cirurgias são realizadas na Clínica Veterinária da Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama). “Depois de passar por todas as fases e receber o OK, a pessoa pega a autorização e leva para a Saau, que vai agendar a data da castração, que geralmente é feita em um prazo de mais ou menos trinta dias”, informa.
(Assessoria PMU)
A forte onda de calor provocou temperaturas extremamente elevadas em todo o Paraná nesta segunda-feira…
A Câmara Municipal de Umuarama não aprovou, nesta segunda-feira (28), o projeto que inclui a…
Estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual participam, entre 21 de…
O eleitor poderá escolher até seis candidatos no 1º turno das Eleições 2026, que acontecerão…
Uma pecuarista de Umuarama encontrou uma bezerra abatida no pasto de sua propriedade rural, localizada…
Contemplado em sorteio do seguro de vida recebeu o valor em surpresa organizada pela agência
Este site utiliza cookies
Saiba mais