Foto: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos tem o desafio semanal de retirar do meio ambiente toneladas e toneladas de lixo que são descartados em áreas irregulares, como fundos de vale, proteção permanente, terrenos baldios e estradas rurais.
Os materiais são os mais diversos: móveis, madeiras, restos de construção, ferro-velho e resíduos industriais. Campanhas de conscientização, placas indicativas e fiscalizações não surtem efeito sobre pessoas que não respeitam o meio ambiente.
O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, comenta que alguns pontos parecem ser os preferidos dos infratores. “No fundo do Pátio (próximo ao Verde Vale), no Industrial, na Estrada Canelinha e no Dom Pedro o descaso é grande, sem falar no bairro Sonho Meu, que possui ao menos três áreas que a população joga lixo indiscriminadamente. É uma pena, pois a prefeitura oferece o serviço de coleta, tanto de lixo comum quanto de materiais recicláveis”, lamenta.
As áreas são limpas em um dia e, em questão de dois ou três dias tudo está novamente em situação precária, como conta o secretário Carlos Alberto de Assis, o popular Nego D’água. “Existem dias que retiramos entre 20 e 25 caminhões de lixo. É algo realmente impressionante (para o mal). Identificamos também lixo industrial, ou seja, há empresas que ao invés de dar o descarte correto ou fazer a logística reversa, prefere poluir a cidade, cometer um crime contra o meio ambiente. É algo realmente muito triste”, comenta.
Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, acrescenta que em vários bairros existem áreas em que os moradores utilizam como ponto de descarte de lixo. “Lamentável que as pessoas não queiram cuidar do lugar onde vivem, que não respeitem as leis de preservação, que não utilizem os serviços de coleta, que não se informem sobre os pontos de descarte de materiais: tudo isso pode ser feito consultando o site da prefeitura, pelo telefone (44) 3621-4141 (ramal 124) ou diretamente na Secretaria de Meio Ambiente”, informa.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais