Umuarama

Defesa Civil simula situações de emergência para treinar evacuação em instituições de ensino

A Defesa Civil de Umuarama está avançando com o treinamento do plano de evacuação de escolas municipais e demais instituições de ensino, viando preparar os alunos e funcionários para situações de incêndio e outros perigos. Nesta quinta-feira, 24, o plano de abandono e evacuação escolar foi executado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rubem Alves, no Conjunto Residencial Guarani. Na segunda-feira, 21, foi a vez do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

No CMEI Rubens Alves cerca de 100 pessoas participaram do treinamento, entre alunos, professores e servidores. O tempo de resposta ao alarme de incêndio foi de 1min19s, para retirada dos alunos em segurança até o local definido como ponto de encontro, considerado excelente.

“A unidade escolar conta com três brigadistas que foram treinados e vão repassar aos colegas o conhecimento adquirido no curso de brigada escolar, aplicado via Secretaria de Educação pelo bombeiro aposentado Mauro Aparecido Soares, da empresa MS Treinamentos”, disse o coordenador da Defesa Civil do município, Joelson Barbosa.

No Senac/Umuarama, segunda-feira, o plano de evacuação teve a participação dos brigadistas da instituição, da Defesa Civil e do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama. A atividade foi organizada pela brigadista Luiza Kaori Ito, chefe da brigada de incêndios do Senac, e envolveu cerca de 80 alunos e 20 funcionários, totalizando 100 pessoas.

A evacuação foi bem executada, considerando as proporções do prédio – demorou 3min50s. Para ser mais ‘realista’, o treinamento teve barulho de sirenes de alerta, simulação de explosões e cheiro de fumaça. “O foco é organizar a evacuação para que a saída ocorra de forma segura, sem desespero e sem ‘esquecer’ nenhum aluno para trás. Se suspeitar que alguém está faltando, avisem o professor”, recomendou o chefe da Defesa Civil.

“A gente torce para nunca acontecer uma emergência dessas, mas o treinamento é importante para que, caso precisem, os alunos possam manter a calma e deixar o prédio em segurança, sem correrias descontroladas e sempre alertando sobre a falta de algum colega, caso perceba”, disse a brigadista Luiza Ito.

O cabo André, do Corpo de Bombeiros, elogiou a integração com os outros agentes para garantir a segurança dos alunos e afirmou que a simulação ajuda a profissionalizar o socorro, tornando-o mais eficiente numa emergência real, “por isso é de suma importância o treinamento, que pode trazer frutos importantes no futuro e salvar vidas, ajudando a controlar o pânico e a insegurança”, completou.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

1 minuto ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

18 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

38 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais