Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Foto: Assessoria PMU
Redação Publisher do OBemdito

Defesa Civil simula situações de emergência para treinar evacuação em instituições de ensino

A atividade envolveu cerca 100 pessoas

Foto: Assessoria PMU
Defesa Civil simula situações de emergência para treinar evacuação em instituições de ensino
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de outubro de 2024 às 15h23 - Modificado em 25 de outubro de 2024 às 15h23
Gastro Umuarama

A Defesa Civil de Umuarama está avançando com o treinamento do plano de evacuação de escolas municipais e demais instituições de ensino, viando preparar os alunos e funcionários para situações de incêndio e outros perigos. Nesta quinta-feira, 24, o plano de abandono e evacuação escolar foi executado no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rubem Alves, no Conjunto Residencial Guarani. Na segunda-feira, 21, foi a vez do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

No CMEI Rubens Alves cerca de 100 pessoas participaram do treinamento, entre alunos, professores e servidores. O tempo de resposta ao alarme de incêndio foi de 1min19s, para retirada dos alunos em segurança até o local definido como ponto de encontro, considerado excelente.

“A unidade escolar conta com três brigadistas que foram treinados e vão repassar aos colegas o conhecimento adquirido no curso de brigada escolar, aplicado via Secretaria de Educação pelo bombeiro aposentado Mauro Aparecido Soares, da empresa MS Treinamentos”, disse o coordenador da Defesa Civil do município, Joelson Barbosa.

No Senac/Umuarama, segunda-feira, o plano de evacuação teve a participação dos brigadistas da instituição, da Defesa Civil e do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama. A atividade foi organizada pela brigadista Luiza Kaori Ito, chefe da brigada de incêndios do Senac, e envolveu cerca de 80 alunos e 20 funcionários, totalizando 100 pessoas.

A evacuação foi bem executada, considerando as proporções do prédio – demorou 3min50s. Para ser mais ‘realista’, o treinamento teve barulho de sirenes de alerta, simulação de explosões e cheiro de fumaça. “O foco é organizar a evacuação para que a saída ocorra de forma segura, sem desespero e sem ‘esquecer’ nenhum aluno para trás. Se suspeitar que alguém está faltando, avisem o professor”, recomendou o chefe da Defesa Civil.

“A gente torce para nunca acontecer uma emergência dessas, mas o treinamento é importante para que, caso precisem, os alunos possam manter a calma e deixar o prédio em segurança, sem correrias descontroladas e sempre alertando sobre a falta de algum colega, caso perceba”, disse a brigadista Luiza Ito.

O cabo André, do Corpo de Bombeiros, elogiou a integração com os outros agentes para garantir a segurança dos alunos e afirmou que a simulação ajuda a profissionalizar o socorro, tornando-o mais eficiente numa emergência real, “por isso é de suma importância o treinamento, que pode trazer frutos importantes no futuro e salvar vidas, ajudando a controlar o pânico e a insegurança”, completou.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.