Fotos: Assessoria PMU
Criada para qualificar e padronizar os serviços da rede de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, a Comissão Intersetorial de Socioeducação de Umuarama (Cisu) elegeu na quinta-feira (17), os integrantes da mesa diretiva e das subcomissões de revisão do regimento interno e de elaboração do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo.
A eleição aconteceu no auditório da Secretaria-Executiva dos Conselhos, na avenida Presidente Castelo Branco. Camila Cabral Paludo, representante do Centro de Socioeducação (Cense) local, foi eleita presidente e terá como secretária Lucineyde Amaral Picelli Pezzini, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Raquel Dias Pinto, da Secretaria Municipal de Educação, será a vice-secretária.
Também foram definidas na reunião as composições da Subcomissão Temática Temporária de Revisão do Regimento Interno e da Subcomissão Temática Temporária de Elaboração do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo.
A Cisu envolve diversos órgãos que trabalharão para elaborar, fortalecer, acompanhar e fiscalizar as políticas públicas de socioeducação no município. “As medidas socioeducativas são aquelas aplicadas aos adolescentes em conflito com a lei, que cometeram algum ato infracional”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, que parabenizou as integrantes eleitas para dirigir a comissão.
Fazem parte da comissão 20 representantes de instituições, órgãos públicos e entidades sociais, com os respectivos suplentes, dentre as quais as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Indústria, Comércio e Inovação, Fundação Cultural, Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social/ Serviço de medidas Socioeducativas) e o Cense.
Ainda a Casa de Semiliberdade, a Guarda Municipal, a 7ª Subdivisão de Polícia Civil, o 25º Batalhão de Polícia Militar, o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, o CMDCA, Núcleo Regional de Educação, 12ª Regional de Saúde, Ministério Público, Defensoria Pública Estadual, Conselho Tutelar e o escritório regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef).
A comissão intersetorial é responsável pela organização, monitoramento e fiscalização da política de socioeducação no município, incluindo a formação continuada das instituições atuantes no sistema de atendimento socioeducativo. Cada instituição tem um papel importante na recuperação de adolescentes durante e após as medidas socioeducativas, em decorrência de atos infracionais, para acolhê-los, orientá-los e evitar que voltem a cometer infrações.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais