Foto ilustrativa: Assessoria PMU
O Informe Técnico n° 12, trazendo a situação da dengue no município de Umuarama, foi divulgado na tarde desta sexta-feira (18) e um dado chama a atenção dos profissionais da Vigilância em Saúde Ambiental e Epidemiológica: já são seis semanas sem o registro oficial de novos casos da doença.
Além disso, de acordo com informações divulgadas pela Prefeitura, na última semana – entre os dias 13 e 19 de outubro – ninguém buscou as unidades de saúde com sintomas da infecção viral causada pelo mosquito Aedes aegypti, ou seja, nenhuma notificação também foi recebida.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o ano epidemiológico, que vai de 30 de julho de 2024 a 31 de julho 2025, está em sua Semana 42 e nestes 112 dias foram confirmados 10 casos, que constam do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Dengue).
“Neste período foram 278 notificações, que é quando o cidadão apresenta sintomas de dengue, bastantes comuns com a gripe, e busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Deste total, 130 casos já foram descartados (47%), 138 estão em investigação (50%) e 10 estão confirmados (3%)”, detalha o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza.
Ele indica ainda que nenhum óbito foi registrado neste intervalo, conforme monitoramento também realizado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). “Nesta última semana não tivemos notificações acolhidas nas unidades de saúde do município. Separando a cidade por Unidades Básicas de Saúde (UBS), os casos confirmados foram dois na zona rural, dois no Bem-Estar, dois no Jabuticabeiras, um no Jardim Cruzeiro, um no Guarani, um no San Remo e um no 1º de Maio”, detalha.
DENGUE – INFORME TÉCNICO N° 12 – Clique aqui.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Este site utiliza cookies
Saiba mais