Cotidiano

Casa da Paz tem redes sociais invadidas por golpistas, que estão fazendo anúncios falsos

A Associação Assistencial e Promocional Casa da Paz de Umuarama foi alvo de um ataque cibernético no último dia 4 de outubro em suas redes sociais. Além do Instagram, a entidade também teve o Facebook invadido.

Desde a invasão, os criminosos têm utilizado a conta do Instagram para publicar anúncios fraudulentos de venda de móveis e eletrônicos. Além disso, trocaram as senhas de acesso e têm solicitado pagamentos via Pix para devolver o controle da conta em troca dos valores recebidos.

Nesta manhã de quinta-feira (10), a entidade registrou um Boletim de Ocorrência na 7ª Subdivisão Policial de Umuarama para evitar que pessoas sejam lesadas. “Não estamos anunciando ou vendendo qualquer tipo de produto, por isso estamos alertando as pessoas para que não façam qualquer tipo de Pix”, afirmou Silva Martins, vice-presidente da Associação.

Segundo Silvia, a entidade conseguiu recuperar o acesso ao perfil do Facebook, no entanto, o Instagram ainda permanece no poder dos criminosos. “Estamos buscando suporte junto à Meta, empresa responsável pelas plataformas afetadas, na esperança de recuperar o acesso à conta comprometida”, destacou.

Em nota, o delegado chefe da SDP, Gabriel Menezes, afirmou que, em relação a golpes envolvendo redes sociais, é sempre recomendado que as pessoas ativem a verificação em dois fatores, pois isso dificulta a captura do perfil pelos criminosos.

“Outra recomendação é evitar acessar links enviados por perfis desconhecidos, ou mesmo links disponibilizados em páginas não conhecidas pelas pessoas, pois eles podem conter software malicioso que permita a invasão do dispositivo ou a captura de senhas”, pontuou.

Após o registro do Boletim de Ocorrência, a Polícia Civil vai investigar o caso, que é classificado como estelionato e crime contra o patrimônio. Possíveis vítimas dos bandidos, que eventualmente tenham feito algum Pix em troca de mercadorias oferecidas na rede social invadida, devem procurar a delegacia para registrar a ocorrência.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

8 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

8 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais