Fotos: Assessoria PMU
Um grupo de representantes dos alunos do Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) visitou o gabinete do prefeito Celso Pozzobom na última terça-feira (1º) para entregar um documento com propostas de melhorias para o ano de 2025. Eles esperam que o atual prefeito possa garantir a implementação dessas melhorias e, assim, entregá-las ao próximo chefe do Executivo, que assume a partir de janeiro de 2025.
Acompanhados pelo coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira – o Jefinho –, os alunos elencaram como principais propostas a melhoria na estrutura física do Centro da Juventude, com a cobertura e o aquecimento da piscina, a construção de um campo de futebol society e a oferta de almoço diário para todos os frequentadores.
Essas e outras demandas surgiram de consultas e diálogos com os próprios alunos, que apontaram as áreas prioritárias para melhorar a qualidade das atividades e o bem-estar do público atendido pelo Ceju.
“A visita foi marcada por um clima de diálogo aberto, no qual as crianças e adolescentes puderam expor suas ideias e expectativas para o futuro do ambiente onde passam metade do seu dia, em horário de contraturno escolar”, explicou o coordenador Jefinho.
O prefeito ficou impressionado com a desenvoltura dos alunos, elogiou as ideias e disse que fará o possível para atendê-las. “Estamos finalizando o mandato, por isso não temos tempo para realizar as obras e serviços solicitados. Mas faremos alguns encaminhamentos e deixaremos indicado par ao próximo prefeito que atenda a nossa juventude”, resumiu Pozzobom.
Seguindo a metodologia usada para a definição do Plano Umuarama 2050, o Ceju fez várias reuniões, capacitação e discussões com os frequentadores para chegar a um ‘projeto’ que visa garantir um ambiente mais inclusivo, confortável e promotor do desenvolvimento integral, considerando a prática esportiva e as atividades culturais e educacionais.
As propostas dos alunos, todas muito bem justificadas, são: cobertura e aquecimento da piscina, construção de um campo de futebol com grama sintética, reforma completa da pista de skate, cobertura da concha acústica e novos uniformes para 2025, além de melhorias como pintura, diversificação do lanche diário, reforma da sala de jogos, sinal aberto de internet e novos cursos, como automaquilagem, penteados, culinária, handebol, vôlei, boxe e programação de computador.
Chamou atenção, também, o pedido para o fornecimento de almoço. “Muitos alunos não têm acesso a uma alimentação adequada em casa, o que impacta seu desenvolvimento físico e cognitivo. O Ceju oferece lanches, que eles consideram insuficientes para suprir as necessidades nutricionais. Por isso, sugerem a implantação de um programa de alimentação balanceada com a oferta de almoço para todos os alunos, com cardápios variados priorizando alimentos frescos e nutritivos”, completou o coordenador Jefinho.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais