Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Alunos das oficinas elaboram plano de melhorias para o Centro da Juventude de Umuarama

Eles esperam que o atual prefeito possa garantir a implementação dessas melhorias para 2025

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Alunos das oficinas elaboram plano de melhorias para o Centro da Juventude de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de outubro de 2024 às 16h58 - Modificado em 5 de outubro de 2024 às 16h58
Gastro Umuarama

Um grupo de representantes dos alunos do Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) visitou o gabinete do prefeito Celso Pozzobom na última terça-feira (1º) para entregar um documento com propostas de melhorias para o ano de 2025. Eles esperam que o atual prefeito possa garantir a implementação dessas melhorias e, assim, entregá-las ao próximo chefe do Executivo, que assume a partir de janeiro de 2025.

Acompanhados pelo coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira – o Jefinho –, os alunos elencaram como principais propostas a melhoria na estrutura física do Centro da Juventude, com a cobertura e o aquecimento da piscina, a construção de um campo de futebol society e a oferta de almoço diário para todos os frequentadores.

Essas e outras demandas surgiram de consultas e diálogos com os próprios alunos, que apontaram as áreas prioritárias para melhorar a qualidade das atividades e o bem-estar do público atendido pelo Ceju.
“A visita foi marcada por um clima de diálogo aberto, no qual as crianças e adolescentes puderam expor suas ideias e expectativas para o futuro do ambiente onde passam metade do seu dia, em horário de contraturno escolar”, explicou o coordenador Jefinho.

O prefeito ficou impressionado com a desenvoltura dos alunos, elogiou as ideias e disse que fará o possível para atendê-las. “Estamos finalizando o mandato, por isso não temos tempo para realizar as obras e serviços solicitados. Mas faremos alguns encaminhamentos e deixaremos indicado par ao próximo prefeito que atenda a nossa juventude”, resumiu Pozzobom.

54034960607 267dd5a410 C

Seguindo a metodologia usada para a definição do Plano Umuarama 2050, o Ceju fez várias reuniões, capacitação e discussões com os frequentadores para chegar a um ‘projeto’ que visa garantir um ambiente mais inclusivo, confortável e promotor do desenvolvimento integral, considerando a prática esportiva e as atividades culturais e educacionais.

As propostas dos alunos, todas muito bem justificadas, são: cobertura e aquecimento da piscina, construção de um campo de futebol com grama sintética, reforma completa da pista de skate, cobertura da concha acústica e novos uniformes para 2025, além de melhorias como pintura, diversificação do lanche diário, reforma da sala de jogos, sinal aberto de internet e novos cursos, como automaquilagem, penteados, culinária, handebol, vôlei, boxe e programação de computador.

Chamou atenção, também, o pedido para o fornecimento de almoço. “Muitos alunos não têm acesso a uma alimentação adequada em casa, o que impacta seu desenvolvimento físico e cognitivo. O Ceju oferece lanches, que eles consideram insuficientes para suprir as necessidades nutricionais. Por isso, sugerem a implantação de um programa de alimentação balanceada com a oferta de almoço para todos os alunos, com cardápios variados priorizando alimentos frescos e nutritivos”, completou o coordenador Jefinho.

54034960507 F9f02c587e C
54036155399 3f816ab6c8 C

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.