Foto: Assessoria PMU
Uma mostra cultural realizada no último dia 21, na Escola Municipal Professora Analides de Oliveira Caruso, finalizou o projeto “Explorando o mundo dos gêneros textuais”, que teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pelo mundo da leitura, escrita e interpretação, estimulando a criatividade e as habilidades artísticas.
O projeto utilizou diversos gêneros textuais para uma imersão na cultura, nas tradições e no universo da fantasia e da imaginação, destacando o ponto primordial que é a alfabetização e o letramento. “Os estudantes puderam ler, escrever, criar, repensar e recontar histórias clássicas, estimulando suas capacidades e desenvolvendo habilidades fundamentais para seu crescimento acadêmico e pessoal”, avaliou a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, professora Patrícia Abucarma.
Para a execução do projeto cada turma, de forma interdisciplinar, proporcionou condições de conhecimento da cultura popular, entrelaçado à natureza lúdica, utilizando textos informativos, jornalísticos, lendas, brincadeiras, trava-línguas, adivinhas, dança, poemas, quadrinhas, ‘o que é o que é’, contos, cantigas, fábulas e outros gêneros textuais. Tudo isso foi explorado no decorrer das atividades propostas na rotina diária, entre os meses de março a setembro.
Na abertura da mostra cultural, as turmas da Educação Infantil 4 e 5 realizaram apresentações artísticas e, nas salas de aula, as demais turmas fizeram a exposição dos trabalhos de acordo com o seu gênero textual. Os próprios estudantes apresentaram suas falas.
A coordenadora Thais Vilalva Furlan destacou a importância do resgate do gosto pela leitura/escrita na geração atual. “A escola é o lugar que deve promover essa apropriação. O projeto propôs desafios e oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades de compreensão, interpretação, leitura, ampliação de conhecimentos e de experiências”, explicou.
A coordenadora Daniela Andreia de Souza acrescentou que as atividades práticas de leitura com as crianças menores proporcionaram a ampliação do hábito de leitura, o desenvolvimento social, o fortalecimento de vínculo e a ampliação do vocabulário, “promovendo o encantamento e despertando a curiosidade e a imaginação”.
Por fim a diretora Adriana Regina Pensin de Oliveira ressaltou que “o projeto proporcionou momentos significativos para todos os estudantes, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, sendo efetiva a participação dos pais”, completou.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais