Mostra cultural leva alunos a explorarem o mundo dos variados gêneros textuais
Para a execução do projeto cada turma, de forma interdisciplinar, proporcionou condições de conhecimento da cultura popular, entrelaçado à natureza lúdica, utilizando textos informativos
Uma mostra cultural realizada no último dia 21, na Escola Municipal Professora Analides de Oliveira Caruso, finalizou o projeto “Explorando o mundo dos gêneros textuais”, que teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pelo mundo da leitura, escrita e interpretação, estimulando a criatividade e as habilidades artísticas.
O projeto utilizou diversos gêneros textuais para uma imersão na cultura, nas tradições e no universo da fantasia e da imaginação, destacando o ponto primordial que é a alfabetização e o letramento. “Os estudantes puderam ler, escrever, criar, repensar e recontar histórias clássicas, estimulando suas capacidades e desenvolvendo habilidades fundamentais para seu crescimento acadêmico e pessoal”, avaliou a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, professora Patrícia Abucarma.
Para a execução do projeto cada turma, de forma interdisciplinar, proporcionou condições de conhecimento da cultura popular, entrelaçado à natureza lúdica, utilizando textos informativos, jornalísticos, lendas, brincadeiras, trava-línguas, adivinhas, dança, poemas, quadrinhas, ‘o que é o que é’, contos, cantigas, fábulas e outros gêneros textuais. Tudo isso foi explorado no decorrer das atividades propostas na rotina diária, entre os meses de março a setembro.
Na abertura da mostra cultural, as turmas da Educação Infantil 4 e 5 realizaram apresentações artísticas e, nas salas de aula, as demais turmas fizeram a exposição dos trabalhos de acordo com o seu gênero textual. Os próprios estudantes apresentaram suas falas.
A coordenadora Thais Vilalva Furlan destacou a importância do resgate do gosto pela leitura/escrita na geração atual. “A escola é o lugar que deve promover essa apropriação. O projeto propôs desafios e oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades de compreensão, interpretação, leitura, ampliação de conhecimentos e de experiências”, explicou.
A coordenadora Daniela Andreia de Souza acrescentou que as atividades práticas de leitura com as crianças menores proporcionaram a ampliação do hábito de leitura, o desenvolvimento social, o fortalecimento de vínculo e a ampliação do vocabulário, “promovendo o encantamento e despertando a curiosidade e a imaginação”.
Por fim a diretora Adriana Regina Pensin de Oliveira ressaltou que “o projeto proporcionou momentos significativos para todos os estudantes, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, sendo efetiva a participação dos pais”, completou.
(Assessoria PMU)