Moradora de Mariluz é presa por posse irregular de arma e por manter 16 aves em cativeiro
As aves resgatadas serão avaliadas para possível reintrodução na natureza
Durante o atendimento de uma denúncia no município de Mariluz, a equipe da Polícia Ambiental de Umuarama flagrou uma mulher de 55 anos mantendo em cativeiro 16 aves da fauna silvestre brasileira e que tinha uma arma de fogo. A situação aconteceu nesta quarta-feira (25).
Conforme os policiais, no local foram encontrados um periquito verde, dois papagaios verdadeiros e 13 treze maracanãs-nobre, todos sem licença da autoridade competente para essa finalidade. No decorrer da diligência, a equipe policial localizou uma espingarda de calibre 22, com uma munição, igualmente sem documentação legal.
Em razão dos crimes constatados, a infratora foi presa e encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste, juntamente com a arma e a munição, sendo então autuada em flagrante na esfera criminal. Administrativamente, contra ela foi lavrado um Auto de Infração Ambiental pela manutenção das aves em cativeiro, no valor de R$ 8 mil.
As aves foram apreendidas e encaminhadas ao IAT (Instituto Água e Terra) a fim de triagem e possível reintrodução em seu habitat natural.
(Informações: Polícia Ambiental de Umuarama)