Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Seminário temático abordou direitos e desafios na inclusão da pessoa com deficiência

Seminário reuniu diversas lideranças no auditório do Senac

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Seminário temático abordou direitos e desafios na inclusão da pessoa com deficiência
Redação - OBemdito
Publicado em 27 de setembro de 2024 às 16h32 - Modificado em 27 de setembro de 2024 às 16h32
Gastro Umuarama

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, foi marcado neste ano em Umuarama pela realização do segundo seminário temático que abordou direitos e desafios para a inclusão deste segmento da população, promovido em conjunto entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

Lideranças de diversas entidades representativas, do Ministério Público, Defensoria Pública e Ministério do Trabalho, além do prefeito Celso Pozzobom e das secretárias municipais de Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, e da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, participaram do evento, realizado durante todo o dia de terça-feira (24), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/Umuarama).

O dia nacional de luta da categoria foi escolhido por sua proximidade com o início da primavera e por ser também o Dia da Árvore, reafirmando que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

“Como todo cidadão, pessoas com deficiência têm direito de estar e usufruir dos lugares que quiserem, com a diferença de que, dependendo do tipo de atividade, podem precisar de adaptações que assegurem o acesso aos direitos em condições de igualdade”, destacou o cerimonial na abertura.

O prefeito Celso Pozzobom fez um breve resumo das ações sociais realizadas pela administração municipal, sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social, e da importante parceria com as entidades socioassistenciais.

“O município participa com o repasse periódico de recursos, por meio de convênios, e as entidades nos ajudam a oferecer um atendimento qualificação à população mais vulneráveis, inclusive às pessoas com deficiência, idosos, acamados e também às crianças e adolescentes”, afirmou.

A garantida dos direitos a esse público, a inclusão social e a melhoria constante da acessibilidade vã~além das preocupações, segundo o prefeito, por são tratadas como prioridade na sua gestão, com muitos avanços conquistados.

A presidente do CMDPD, Gilclece Vieira Rocha, também saudou os participantes, explicou os objetivos e a importância do seminário e apresentou os palestrantes.
Segundo ela, será um dia de muito aprendizado para conhecermos um pouco mais sobre a oferta de serviços e atendimentos às pessoas com deficiência em Umuarama.

De acordo com a legislação brasileira, com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com uma ou mais barreiras pode ter obstruída sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

As pessoas que nascem com deficiências ou as adquirem ao longo da vida muitas vezes são privadas de oportunidades de convivência com a família, amigos, vizinhos, da vida escolar, do acesso ao trabalho, das atividades de lazer e cultura, da mobilidade, entre outras situações vivenciadas no cotidiano, tão importantes a qualquer ser humano para a qualidade de vida.

O seminário teve a presença ainda da representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Raquel Servinhani, e do promotor de Justiça Marcos Antonio de Souza, apresentações culturais com o Coral Luz Interior (da Apadevi) e das alunas da Assumu, que interpretaram uma música em Libras.

As palestras foram apresentadas pelo procurador do Ministério Público do Trabalho, André Vinicius Mellatti (Inclusão profissional de pessoa com deficiência), a diretora da Apae de Umuarama, Eliana Soares Cerci (Projeto SuperAção, em parceria com a Usina Santa Terezinha), o defensor público do Estado, Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro (A Defensoria Pública na luta pelos direitos das pessoas com deficiência), e a psicológa Renata Ortiz da Silva (autismo).

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Miguel Fuentes Romero Neto, falou sobre a pessoa com deficiência e geração de renda; a equipe da Secretaria de Obras da Prefeitura abordou acessibilidade e mobilidade em Umuarama, com o diretor de Planejamento Urbano, Márcio Maia, e o secretário Renato Caobianco; e a assistente social do INSS Umuarama, Keity Ayumi Akimura, abordou Benefício de Prestação Continuada e auxílio inclusão.

O seminário teve a colaboração do Centro de Apoio aos Surdos (CAS) do Núcleo Regional de Educação, de cedeu os intérpretes de Libras West Barrozo Marinho e Camila de Oliveira, da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e de Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu).

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.