Caminhão de tomates tomba na BR-376 e polícia encontra rebites dentro do veículo
O condutor, um homem de 28 anos, não soube explicar o ocorrido
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou uma cartela de comprimidos de anfetaminas, popularmente conhecidos como rebites, na cabine de um caminhão que tombou na BR-376, em Tijucas do Sul, na manhã desta quarta-feira (18).
O acidente, ocorrido por volta das 9h, bloqueou as três faixas da pista no sentido Santa Catarina até às 10h45, quando equipes da PRF e da concessionária conseguiram remover o veículo e a carga.
O caminhão, que tombou em uma subida de traçado reto, obstruiu todas as faixas de trânsito no local e derramou completamente a carga de tomates que transportava. O motorista, de 28 anos, afirmou não se lembrar do que aconteceu e não soube explicar as circunstâncias do acidente.
A suspeita de uso de anfetaminas para prolongar o tempo de direção foi reforçada quando os policiais verificaram que o exame toxicológico do condutor estava vencido. Após destombar o caminhão, a PRF encontrou uma cartela com 15 comprimidos de anfetamina, dos quais apenas três permaneciam intactos. O motorista confirmou ser o proprietário da substância.
O condutor foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de porte de drogas, e deverá responder judicialmente. Além disso, foi autuado por não ter cumprido as pausas obrigatórias ao volante, já que nas últimas 24 horas havia feito apenas intervalos curtos, insuficientes para atender à legislação. O tacógrafo do veículo estava com defeito e não registrava a velocidade, mas as autoridades puderam constatar que o caminhão estava em alta velocidade no momento do acidente.
O histórico do motorista inclui outras infrações. Em 2021, ele foi preso pela PRF no Rio Grande do Sul com 180 comprimidos de rebites. Já em 2023, foi autuado pela PRF no Rio de Janeiro após ser flagrado dirigindo por 14 horas seguidas sem descanso, o que resultou na retenção do veículo.
Para liberar a rodovia após o acidente, além da PRF, várias equipes da concessionária foram mobilizadas. Caminhões-guincho, caminhão-pipa e tratores foram usados na limpeza dos tomates espalhados pela pista, enquanto outras equipes ficaram responsáveis pela sinalização do local e pelo controle do congestionamento.
(Com informações Catve)