Umuarama

Frente fria pode causar chuva preta no Paraná; Umuarama está em alerta laranja de tempestade

O avanço de uma frente fria, prevista para chegar ao Paraná entre o final da tarde de sexta-feira (13) e a manhã de sábado (14), pode resultar na ocorrência de um fenômeno chamado “chuva preta”. Esse tipo de precipitação é provocado pelo elevado índice de poluentes presentes na atmosfera do estado atualmente.

O meteorologista Samuel Braun, do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), explicou que normalmente a chuva ajuda a limpar o ar, mas a situação atual sugere um cenário diferente. “O que estamos observando é uma presença significativa de fumaça e fuligem no céu do estado. A combinação entre a frente fria, a chuva e essa fumaça pode gerar o fenômeno conhecido como ‘chuva preta’ ou ‘chuva negra’, em que a precipitação atinge a superfície com uma coloração mais escura do que o normal”, detalhou.

O risco de ocorrência da “chuva preta” é maior nas regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste do Paraná, conforme apontou o meteorologista. Ele ainda destacou que a maior consequência desse fenômeno é a contaminação das águas superficiais e dos alimentos expostos ao ar livre. “Isso ocorre devido à quantidade de poluentes associada a essa precipitação”, concluiu.

Umuarama

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestade na região de Umuarama. O alerta começa às 01h0 e vai até 12h deste sábado (14). A previsão indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e possível queda de granizo. Além disso, o Inmet alerta para o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos.

O órgão recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem buscar abrigo sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se for possível, para evitar acidentes.

Áreas que podem ser atingidas pelo alerta laranja para tempestade. (Imagem: Inmet)

De acordo com o Simepar, a previsão do tempo para Umuarama nesta sexta-feira (13) é de céu nublado, com temperaturas que podem atingir até 36°C. No sábado (14), o tempo deve ficar instável, e as temperaturas devem cair, com mínima de 21°C e máxima de 26°C.

Para o domingo (15), quando está previsto o maior volume de chuva, cerca de 33 milímetros, as temperaturas devem oscilar entre 19°C e 22°C. Já na segunda-feira (16), o tempo deve melhorar, e a amplitude térmica aumenta, com mínimas de 15°C pela manhã e máximas de 27°C à tarde.

Imagem: Simepar

(Com informações Banda B e OBemdito)

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

15 minutos ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

12 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais