Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Frente fria pode causar chuva preta no Paraná; Umuarama está em alerta laranja de tempestade

O risco de ocorrência da "chuva preta" é maior nas regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste do Paraná

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Frente fria pode causar chuva preta no Paraná; Umuarama está em alerta laranja de tempestade
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 13 de setembro de 2024 às 12h07 - Modificado em 13 de setembro de 2024 às 12h07
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O avanço de uma frente fria, prevista para chegar ao Paraná entre o final da tarde de sexta-feira (13) e a manhã de sábado (14), pode resultar na ocorrência de um fenômeno chamado “chuva preta”. Esse tipo de precipitação é provocado pelo elevado índice de poluentes presentes na atmosfera do estado atualmente.

O meteorologista Samuel Braun, do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), explicou que normalmente a chuva ajuda a limpar o ar, mas a situação atual sugere um cenário diferente. “O que estamos observando é uma presença significativa de fumaça e fuligem no céu do estado. A combinação entre a frente fria, a chuva e essa fumaça pode gerar o fenômeno conhecido como ‘chuva preta’ ou ‘chuva negra’, em que a precipitação atinge a superfície com uma coloração mais escura do que o normal”, detalhou.

O risco de ocorrência da “chuva preta” é maior nas regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste do Paraná, conforme apontou o meteorologista. Ele ainda destacou que a maior consequência desse fenômeno é a contaminação das águas superficiais e dos alimentos expostos ao ar livre. “Isso ocorre devido à quantidade de poluentes associada a essa precipitação”, concluiu.

Umuarama

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestade na região de Umuarama. O alerta começa às 01h0 e vai até 12h deste sábado (14). A previsão indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e possível queda de granizo. Além disso, o Inmet alerta para o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos.

O órgão recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem buscar abrigo sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se for possível, para evitar acidentes.

Áreas que podem ser atingidas pelo alerta laranja para tempestade. (Imagem: Inmet)
Áreas que podem ser atingidas pelo alerta laranja para tempestade. (Imagem: Inmet)

De acordo com o Simepar, a previsão do tempo para Umuarama nesta sexta-feira (13) é de céu nublado, com temperaturas que podem atingir até 36°C. No sábado (14), o tempo deve ficar instável, e as temperaturas devem cair, com mínima de 21°C e máxima de 26°C.

Para o domingo (15), quando está previsto o maior volume de chuva, cerca de 33 milímetros, as temperaturas devem oscilar entre 19°C e 22°C. Já na segunda-feira (16), o tempo deve melhorar, e a amplitude térmica aumenta, com mínimas de 15°C pela manhã e máximas de 27°C à tarde.

Captura De Tela 2024 09 13 115623
Imagem: Simepar

(Com informações Banda B e OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.