Morador grava redemoinho de fumaça em meio a queimadas em São Paulo
O fenômeno é resultado do calor intenso e de grandes focos de incêndio que têm atingido o interior do estado
Um redemoinho de fumaça de grandes proporções chamou atenção em Mococa, cidade localizada na região metropolitana de Ribeirão Preto, São Paulo, na última quarta-feira (11). O fenômeno, resultado do calor intenso e de grandes focos de incêndio que têm atingido o interior do estado, foi avistado em uma propriedade dedicada à produção de queijo. Apesar do fogo ter consumido todo o pasto, os animais foram retirados a tempo, minutos antes de o fogo se alastrar.
A situação das queimadas no estado de São Paulo se agrava. Nesta quinta-feira (12), a Defesa Civil registrou 15 focos ativos de incêndio. Além disso, 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas, o que preocupa meteorologistas, pois essas condições têm gerado fenômenos incomuns, como o redemoinho de fumaça presenciado em Mococa.
O clima seco e as altas temperaturas contribuem para a retenção da fumaça na atmosfera, o que afeta diretamente a qualidade do ar. A cidade de São Paulo, pelo quarto dia consecutivo, registrou a pior qualidade do ar entre as grandes metrópoles mundiais, de acordo com o ranking do site suíço IQAir, nesta quinta-feira.
(Com informações Climatempo)