Inmet emite alertas de onda de calor e baixa umidade para Umuarama e região
Confira a previsão para os próximos dias
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, um vermelho e outro amarelo, nesta quinta-feira (12) devido à onda de calor e à baixa umidade relativa do ar. Ambos os alertas abrangem uma vasta área do Brasil, incluindo Umuarama e região.
O alerta vermelho, de onda de calor, iniciou às 9h15 desta terça-feira (10) e pode durar até às 23h59 de sexta-feira (13). O alerta indica que a temperatura pode ficar 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias, trazendo risco à saúde. A orientação é para que as pessoas se mantenham hidratadas.
Já o alerta amarelo para baixa umidade indica que a umidade do ar deve oscilar entre 30% e 20% no período das 11h às 21h de hoje. Embora o risco de incêndios florestais seja reduzido, a atenção ainda é recomendada. As instruções para este caso incluem manter a hidratação, evitar atividades físicas intensas nas horas mais secas e a exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis ideais de umidade relativa para o bem-estar humano variam entre 40% e 70%. Em caso de necessidade, a população pode obter informações adicionais com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Simepar
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que a previsão para esta quinta-feira em Umuarama é de temperaturas que podem atingir 37ºC às 14h. Já na sexta-feira (13), o dia começará com céu nublado, com mínima de 20ºC e máxima novamente de 37ºC.
A partir de sábado (14), o tempo deve se tornar instável, com previsão de chuva queda nas temperaturas, variando entre 20°C e 25°C. Para domingo (15), quando o volume de chuva deve atingir 28 milímetros, as temperaturas devem oscilar entre 17°C e 20°C.
Chuva Preta
No Paraná, assim como em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, o calor dará lugar a um clima mais ameno. Além da queda nas temperaturas, essas regiões também poderão ter a chamada chuva preta, que é um fenômeno que acontece quando a precipitação fica carregada de partículas escuras resultantes da mistura de fuligem de queimadas com gotas de chuva. Confira todas as informações clicando aqui.