Umuarama poderá ter queda nas temperaturas e chuva preta no fim de semana
No sábado, a mínima prevista é de 20°C. Já o maior volume de chuva está previsto para o domingo
Uma frente fria que avança sobre o Brasil nos próximos dias deve amenizar, de forma temporária, as altas temperaturas e a fumaça causadas pelas queimadas na região sul do país. Contudo, o bloqueio atmosférico responsável pela intensa onda de calor não será completamente dissipado, e o calor deve retornar após a passagem do sistema.
No Paraná, assim como em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, o calor dará lugar a um clima mais ameno. Além da queda nas temperaturas, essas regiões também poderão ter a chamada chuva preta, que é um fenômeno que acontece quando a precipitação fica carregada de partículas escuras resultantes da mistura de fuligem de queimadas com gotas de chuva.
Apesar do avanço da frente fria, a fumaça gerada pelos incêndios na América do Sul – que atingem partes do Brasil, Bolívia e Paraguai – seguirá se espalhando. O sistema meteorológico deve limpar parcialmente a atmosfera no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas a fumaça será redirecionada para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Umuarama
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a previsão para Umuarama é de tempo instável e queda nas temperaturas a partir de sábado (14), quando a mínima prevista deve ser de 20°C e a máxima de 25°C.
Já para domingo (15), quando está previsto o maior volume de chuvas, 28 milímetros, as temperaturas devem variar entre 17°C e 20°C. Na segunda-feira (16), o tempo volta a melhorar, o que também deve aumentar a amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima. O dia deve começar com 14°C e, à tarde, chegar aos 27°C.
A partir de quinta-feira (19), a tendência é de que as temperaturas voltem a aumentar. Para quarta-feira (18), ainda há previsão de tempo instável. Na segunda e terça, o tempo estará firme.