Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Quatro indígenas ficaram feridos em conflito por disputa fundiária, em Guaíra

Segundo a Polícia Federal, os indígenas precisaram de atendimento médico e foram encaminhados ao hospital

Foto: Ilustrativa/Danilo Martins/OBemdito
Foto: Ilustrativa/Danilo Martins/OBemdito
Quatro indígenas ficaram feridos em conflito por disputa fundiária, em Guaíra
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de agosto de 2024 às 13h27 - Modificado em 28 de agosto de 2024 às 15h24
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

A Polícia Federal (PF) de Guaíra confirmou, por volta das 13h desta quarta-feira (28), que quatro indígenas ficaram feridos no conflito entre moradores do bairro Eletrosul e os Avá-Guarani, ocorrido na noite desta terça-feira (27). O conflito é em decorrência da disputa fundiária que acontece em Guaíra.

Segundo a PF, forças de segurança pública federais, estaduais e municipais estiveram no local e conseguiram controlar a situação, pondo fim ao conflito. O órgão também informou que os quatro indígenas feridos foram vítimas de agressão e necessitaram de atendimento hospitalar.

A PF também iniciou as investigações para apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos. Na manhã desta quarta-feira (28) peritos criminais federais trabalharam no local do conflito, levantando informações.

Disputa

Os indígenas Avá-Guarani, que invadiram áreas nas cidades de Terra Roxa, Guaíra e Altônia, no oeste do Paraná, desde 7 de julho, reivindicam a demarcação de terras e questionam o marco temporal, que define quais áreas devem ser reconhecidas como territórios indígenas.

A tensão na região começou com a ocupação de uma fazenda em Terra Roxa e se espalhou para outras áreas nas cidades vizinhas. As forças de segurança seguem monitorando a situação.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.