Foto: Danilo Martins/OBemdito
O mês de agosto é historicamente marcado por um aumento significativo nos casos de incêndios, mas em 2024, a situação tem se mostrado ainda mais crítica. Fatores como as temperaturas elevadas, a baixa umidade relativa do ar e a falta de chuvas têm contribuído para a proliferação de focos de incêndio, como os que afetaram Umuarama e região na semana passada.
O 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Umuarama, registrou até a última segunda-feira (26), 63 incêndios de vegetação somente na Capital da Amizade, um número alarmante em comparação aos 17 casos registrados em agosto de 2023, o que representa um aumento superior a 270%.
Considerando os atendimentos realizados em toda a área coberta pelo 6º SGBI, os números são ainda mais expressivos: 93 incêndios registrados até esta segunda-feira, contra 29 em todo agosto de 2023, o que equivale a um aumento de mais de 220%.
Dados divulgados pela Agência Estadual de Notícias mostram que neste ano, até quinta-feira (22), foram atendidos 9.344 incêndios em vegetação em todo o Paraná, frente a 4.011 casos no mesmo período de 2023, resultando em uma alta de 132%.
“Esse aumento preocupa, pois não se refere apenas ao quantitativo, mas à área queimada e à quantidade de dias destinados ao combate a incêndios florestais. Neste ano, as condições climáticas estão favorecendo a propagação do fogo e dificultando sua extinção”, afirmou a capitã Luisiana Guimarães Cavalca, integrante da Câmara Técnica de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal do Corpo de Bombeiros Militares do Paraná (CBMPR).
Um dos principais cartões postais de Umuarama, o Bosque dos Xetá, também conhecido como Bosque do Índio, começou a pegar fogo na terça-feira (20) e segundo informações divulgadas pelo 6º SGBI, até quinta-feira (22), quase 85% dos 280 mil m² da área do bosque haviam sido consumidos pelas chamas.
O 6º SGBI orienta que a população, ao identificar alguém praticando o crime de atear fogo, grave e denuncie entrando em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou com a Polícia Militar pelo 190.
(Com informações OBemdito e AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais