Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Corpo de Bombeiros fala sobre incêndios na região de Umuarama e reforça apelo à população

Somente na terça-feira foram atendidos nove incêndios ambientais; todos causados por ações humanas

Fotos: Danilo Martins
Corpo de Bombeiros fala sobre incêndios na região de Umuarama e reforça apelo à população
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 21 de agosto de 2024 às 11h29 - Modificado em 21 de agosto de 2024 às 15h13
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O tenente Tiago Alves, do Corpo de Bombeiros de Umuarama, conversou com a imprensa na manhã desta quarta-feira (21) para detalhar os incêndios que vêm assolando Umuarama e a região. Segundo ele, houve um aumento expressivo nos casos, intensificado a partir da quarta-feira (14) e agravado durante o feriado do dia 15, que têm demandado o tempo integral das equipes.

“Faz muito tempo que tivemos um aumento vertiginoso nos casos de incêndio, porém, na última semana, a partir da quarta-feira (14), com estopim no feriado de quinta-feira (15), tivemos um aumento ainda maior, que está tomando totalmente o tempo das equipes do Corpo de Bombeiros”, explicou o tenente.

Diante da situação, parte do efetivo da ambulância do Siate foi redirecionada para atuar no combate aos incêndios. Além disso, as equipes que estavam de folga e de sobreaviso também foram convocadas. O tenente destacou que a força-tarefa do Paraná foi acionada para controlar o incêndio em Maria Helena, enquanto os demais focos em Umuarama e região, tanto na área urbana quanto rural, estão sendo atendidos pelo efetivo local.

O tenente lamentou a falta de equipamentos e de equipes para atender a todas as ocorrências com a prontidão necessária. Ele citou o caso do incêndio no Bosque dos Xetás, também conhecido como Bosque do Índio.

“Na situação do bosque, tínhamos as equipes divididas em duas frentes em Lovat, pois lá já havia risco a barracões que já tinham sido atingidos, animais, pois é uma área rural, os incêndios estavam com uma proporção grande. Estávamos lá quando iniciou o incêndio no bosque do índio, então quem deu o primeiro atendimento foi a Prefeitura de Umuarama, com caminhões-pipa, a Defesa Civil e a Guarda Municipal”, explicou o tenente.

Assim que possível, as equipes se deslocaram até o bosque para conter os focos próximos às residências. Permaneceram no local até que outro incêndio de grandes proporções exigiu nova mobilização para Lovat, onde permaneceram por cerca de três horas. Após esse período, retornaram ao bosque e lá ficaram até à 1h.

Somente nesta terça-feira (20), foram atendidos nove incidentes de incêndios ambientais, sem contar o de Maria Helena. O tenente apelou à conscientização da população, destacando que todos os nove incêndios foram causados por ações humanas, intencionais ou não.

“Apesar de desde quinta-feira orientarmos, avisarmos, acidade está coberta pela fumaça, dia e noite, todo mundo sofrendo com essa questão da fumaça e do clima seco, ainda temos pessoas insistindo em manusear fogo e iniciando incêndios na cidade. Então pedimos novamente, encarecidamente, que as pessoas tomem consciência”, enfatizou Tiago.

Ele orientou que se alguém presenciar outra pessoa iniciando incêndio, filme, tente identificar o responsável e denuncie à polícia ou aos bombeiros. O tenente também pediu paciência com o Corpo de Bombeiros, ressaltando o esforço das equipes.

“Nossas equipes estão aqui virando dois, três dias. Eu estou aqui praticamente uma semana no quartel, dia e noite. Temos nossas limitações, mas, dentro delas, estamos tentando atender da melhor maneira possível. Agradecemos também à população que tem ajudado muito no combate, à Prefeitura de Umuarama, que está nos auxiliando com caminhões-pipa e maquinário, à Defesa Civil e ao Comando do Corpo de Bombeiros do Paraná, que mandou mais equipes e helicópteros”, acrescentou.

Tiago informou ainda que a expectativa é de que o incêndio em Maria Helena seja extinto nesta quarta-feira (21), com o apoio de mais viaturas específicas, que ficarão à disposição da corporação para ajudar não só em Umuarama, mas em toda a região.

Whatsapp Image 2024 08 21 At 09.47.03
Whatsapp Image 2024 08 21 At 09.47.04
Whatsapp Image 2024 08 21 At 09.48.26

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.