Chefe do NRE de Umuarama, Gilmara Ana Zanata é selecionada para intercâmbio no Chile
O embarque está marcado para este domingo
Cinco chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Paraná foram escolhidos para participar do intercâmbio do programa Ganhando o Mundo Diretor, do Governo do Estado. Eles se juntam a um grupo composto por 98 diretores de escolas que passará por um período de formação pedagógica e trocas culturais no Chile.
Entre os selecionados está a chefe do NRE de Umuarama, Gilmara Ana Zanata. O embarque está marcado para este domingo (25) e o intercâmbio terá a duração de 15 dias, prometendo ser um período repleto de aprendizado e enriquecimento profissional.
“Este é um reconhecimento significativo do trabalho e dedicação da nossa chefe, que agora terá a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e trazer novas perspectivas para a educação de nossa região. Desejamos à Gilmara uma excelente viagem e que esta seja uma experiência verdadeiramente única e transformadora”, divulgou o NRE através de sa assessoria.
INTERCÂMBIO
O intercâmcio para o Chile terá uma formação pedagógica continuada pelo período de duas semanas, visa proporcionar aos participantes uma imersão nas práticas de liderança educacional consideradas referência em âmbito internacional.
O Chile foi escolhido em decorrência de ter uma estrutura de políticas públicas e uma proposta de formação continuada exemplar. Com isso, as escolas emergem como referência internacional no campo da gestão pedagógica.
O secretário da Educação, Roni Miranda, lembra que o Chile também foi escolhido por ter o melhor desempenho da América Latina no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o PISA. “Nossos diretores terão formação ministradas por grandes especialistas em avaliação e acompanhamento de professores, que acontecerá nas próprias instituições de ensino superior”, destaca.
“O impacto desse intercâmbio não se limita apenas aos diretores participantes. A experiência adquirida no Chile tem o potencial de reverberar em toda a comunidade escolar. Ao trazer novas perspectivas e técnicas de gestão pedagógica, os diretores estarão capacitados a implementar mudanças significativas em suas instituições, promovendo um ambiente mais propício ao aprendizado e ao desenvolvimento dos alunos”, complementa.
GANHANDO O MUNDO
O Ganhando o Mundo iniciou como um projeto-piloto de intercâmbio internacional para estudantes da rede pública estadual do Paraná. Na primeira edição do programa, em 2022, 100 alunos fizeram um intercâmbio no Canadá. Na edição seguinte, outros 100 estudantes tiveram uma experiência na Nova Zelândia.
No ano passado, além do Ganhando o Mundo Professor, que mandou docentes para Canadá e Finlândia para cursos profissionais, 40 alunos foram enviados para estudar por um semestre letivo na França. Já neste ano está acontecendo a “edição mil alunos” do programa, com foco nos países de língua inglesa. Quatrocentos alunos foram para o Canadá, 250 para Nova Zelândia, 250 para Austrália, 50 para Inglaterra e 50 para os Estados Unidos.
Já o Ganhando o Mundo 2025 será ainda maior e levará 1.200 alunos da rede estadual de ensino para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. A seleção já está definida.
Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para os Estados Unidos. O destino é o estado de Iowa. A escolha do destino se deu justamente pelo fato de o estado figurar como líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais polos agrícolas do mundo).
(Informações: NRE Umuarama e AEN)