Alerta laranja do Inmet prevê baixa umidade em ampla área do Brasil, incluindo Umuarama
A umidade relativa pode oscilar entre 12% e 20%, o que eleva o risco de incêndios florestais e problemas de saúde
Uma extensa área do Brasil, incluindo Umuarama, será impactada nesta sexta-feira (16) pela baixa umidade relativa do ar, segundo alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido das 13h às 16h e cobre seis estados, incluindo uma grande área do Paraná.
A umidade relativa pode oscilar entre 12% e 20%, o que eleva o risco de incêndios florestais e problemas de saúde. As recomendações são: ingerir líquidos, evitar atividades físicas intensas e exposição ao sol nos períodos mais secos e quentes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que os níveis ideais de umidade relativa para o corpo humano variam entre 40% e 70%. Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê tempo estável no estado nesta sexta-feira. O ar mais aquecido predomina no interior do Paraná, elevando as temperaturas no oeste, noroeste e norte, com máximas acima dos 30°C. Em Umuarama, o dia começou com 19°C e a previsão é de que chegue a 34°C.
No sábado (17), o ar quente mantém o tempo estável em várias regiões do estado. Em Umuarama, as temperaturas devem variar entre 20°C pela manhã e 34°C à tarde. No domingo (18), os termômetros devem registrar 21°C ao amanhecer, com máxima de 35°C.