Foto: Assessoria PMU
Alunos do Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) fazem parte de uma iniciativa sustentável que promove a cidadania e a responsabilidade ambiental. Desde março deste ano, foi colocado em atividade o projeto ‘Frutos do Amanhã’, uma iniciativa sustentável que transformou um espaço ocioso existente no entorno do Ceju em uma produtiva horta comunitária.
A iniciativa conta com importante apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, que forneceu suporte técnico e logístico. “O nosso projeto visa promover a educação ambiental e a cidadania entre os jovens e adolescentes que participam das nossas oficinas”, explica o coordenador do Centro da Juventude, Jeferson Ferreira, o Jefinho.
Com o novo espaço, mais alunos foram credenciados para o Projeto Agentes de Cidadania, do governo do Estado. O projeto ‘Bolsa Auxílio – Agentes de Cidadania’ contempla adolescentes dos centros da juventude do Paraná e em Umuarama é executado pela equipe do Ceju em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).
Este projeto estadual prevê o pagamento de uma bolsa auxílio para jovens na faixa dos 14 aos 24 anos de idade, que realizem 40 horas mensais de atividades em incentivo ao protagonismo juvenil com o potencial de tornar a vivência de adolescentes e jovens mais frutífera, tanto para si mesmos como para a sociedade em geral.
Para isso, as ações do projeto ‘Frutos do Amanhã’ são baseadas em eixos que envolvem formação, convivência e cidadania. “Os participantes desempenham um papel ativo no cultivo e manutenção da horta, onde são plantados alface, almeirão, abobrinha, rúcula, tomate, berinjela, pimenta, salsinha, cebolinha e pepino, entre outros”, acrescentou Jefinho.
“Os produtos da horta são distribuídos entre os alunos do Ceju, proporcionando uma alimentação mais saudável e incentivando o consumo de alimentos orgânicos”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Dayane Paola de Oliveira Demozzi.
O projeto ‘Frutos do Amanhã’ é coordenado pelos professores do Ceju e envolve os alunos ‘Agentes de Cidadania’. A iniciativa não só ensina técnicas de cultivo e cuidados com a horta, mas também reforça valores de responsabilidade, trabalho em equipe e respeito ao meio ambiente.
O centro da Juventude está vivenciando um período de crescimento significativo. Em julho, o serviço fechou o mês com 408 alunos matriculados nas oficinas sistemáticas, evidenciando o impacto positivo das atividades oferecidas.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desempenha um papel crucial ao promover um ambiente seguro e acolhedor, onde os jovens podem desenvolver habilidades sociais e emocionais. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (44) 3906-1178.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais