Projeto do Ceju transforma espaço ocioso em horta comunitária e distribui alimentos
A iniciativa conta com importante apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, que forneceu suporte técnico e logístico
Alunos do Centro da Juventude de Umuarama (Ceju) fazem parte de uma iniciativa sustentável que promove a cidadania e a responsabilidade ambiental. Desde março deste ano, foi colocado em atividade o projeto ‘Frutos do Amanhã’, uma iniciativa sustentável que transformou um espaço ocioso existente no entorno do Ceju em uma produtiva horta comunitária.
A iniciativa conta com importante apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, que forneceu suporte técnico e logístico. “O nosso projeto visa promover a educação ambiental e a cidadania entre os jovens e adolescentes que participam das nossas oficinas”, explica o coordenador do Centro da Juventude, Jeferson Ferreira, o Jefinho.
Com o novo espaço, mais alunos foram credenciados para o Projeto Agentes de Cidadania, do governo do Estado. O projeto ‘Bolsa Auxílio – Agentes de Cidadania’ contempla adolescentes dos centros da juventude do Paraná e em Umuarama é executado pela equipe do Ceju em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).
Este projeto estadual prevê o pagamento de uma bolsa auxílio para jovens na faixa dos 14 aos 24 anos de idade, que realizem 40 horas mensais de atividades em incentivo ao protagonismo juvenil com o potencial de tornar a vivência de adolescentes e jovens mais frutífera, tanto para si mesmos como para a sociedade em geral.
Para isso, as ações do projeto ‘Frutos do Amanhã’ são baseadas em eixos que envolvem formação, convivência e cidadania. “Os participantes desempenham um papel ativo no cultivo e manutenção da horta, onde são plantados alface, almeirão, abobrinha, rúcula, tomate, berinjela, pimenta, salsinha, cebolinha e pepino, entre outros”, acrescentou Jefinho.
“Os produtos da horta são distribuídos entre os alunos do Ceju, proporcionando uma alimentação mais saudável e incentivando o consumo de alimentos orgânicos”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Dayane Paola de Oliveira Demozzi.
O projeto ‘Frutos do Amanhã’ é coordenado pelos professores do Ceju e envolve os alunos ‘Agentes de Cidadania’. A iniciativa não só ensina técnicas de cultivo e cuidados com a horta, mas também reforça valores de responsabilidade, trabalho em equipe e respeito ao meio ambiente.
O centro da Juventude está vivenciando um período de crescimento significativo. Em julho, o serviço fechou o mês com 408 alunos matriculados nas oficinas sistemáticas, evidenciando o impacto positivo das atividades oferecidas.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desempenha um papel crucial ao promover um ambiente seguro e acolhedor, onde os jovens podem desenvolver habilidades sociais e emocionais. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (44) 3906-1178.
(Assessoria PMU)