Paraná

Goioerê registra caso da variante delta, segundo boletim da Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na quarta-feira (25) mais um óbito em decorrência da contaminação pela variante delta da Covid-19, e 17 casos e um óbito por sublinhagens desta cepa, sendo 14 casos e um óbito da sublinhagem AY.4 e três casos da AY.12.

As informações foram repassadas por meio do relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2 (vírus responsável pela Covid-19), por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O caso da variante delta foi registrado em Ouro Verde do Oeste, município que pertence a 20ª Regional de Saúde de Toledo. Trata-se de uma mulher de 53 anos, que iniciou os sintomas no dia 14 de julho, precisou de internamento e faleceu. Ela possuía comorbidades e havia tomado uma dose de vacina contra a Covid-19.

CONFIRMAÇÕES – Os casos da sublinhagem AY.4 foram registrados em Piên (4), Curitiba (3), Colombo (1), Goioerê (1), Fazenda Rio Grande (1), Araucária (1) e Paranaguá (3). Os casos de Paranaguá são tripulantes de um navio que atracou no porto da cidade e ficou em quarentena. Os tripulantes residem no Exterior.

O óbito provocado por contaminação desta linhagem foi registrado em Araucária: um homem de 58 anos, que foi internado e faleceu no dia 5 deste mês. Já com relação à sublinhagem AY.12, os casos são de Paranaguá (3) e também se referem a tripulantes do navio.

PROTOCOLO – Assim que o relatório é enviado pela Fiocruz, a Secretaria da Saúde entra em contato com suas Regionais que, por sua vez, comunicam os municípios de residência (ou de notificação) dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica. Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou óbito.

GERAL – Até agora, 789 amostras do Paraná já foram sequenciadas pela Fiocruz e 529 aguardam resultado. A maioria das amostras corresponde à variante P.1 (461 casos). A variante delta possui atualmente 59 casos confirmados e 20 óbitos, além de 17 casos de sublinhagens (14 casos AY.4 e 3 casos AY.12), com um óbito da AY.4.

SUBLINHAGENS – Sublinhagens de variantes são fenômenos que fazem parte da evolução viral natural e estão associados à taxa de replicação da doença. Quanto mais o vírus multiplica, mais rápido ocorrem os processos de evolução.

O vírus Sars-CoV-2 sofre mutações esperadas dentro do processo evolutivo de qualquer vírus RNA. Quando isso acontece, caracteriza-se como uma nova variante do vírus. Para a nomenclatura não ficar muito comprida, quando chega em quatro caracteres, é dado um novo nome. É o que aconteceu com a P.1 e P.2: os nomes oficiais eram B.1.1.28.1 (para a P.1) e B.1.1.28.2 (para a P.2). A AY.4 é a B.1.617.2.4 e a AY.12 é a B.1.617.2.12.

VARIANTE DE ATENÇÃO – Quando as mutações ocasionam alterações clínicas e epidemiológicas relevantes, como maior gravidade e maior potencial de infecção, essa variante é classificada como VOC (variant of concern ou variante de atenção). As VOC são consideradas preocupantes devido às mutações que podem conduzir ao aumento da transmissibilidade e ao agravamento da situação epidemiológica. As sublinhagens da variante delta, assim como a própria cepa, são consideradas como VOC.

(Agência Estadual de Notícias)

Redação

Recent Posts

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

19 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

46 minutos ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

55 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais