Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Mais 18 crianças e adolescentes terão atendimento odontológico gratuito em Umuarama

Programa atende de forma gratuita crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos, através de parceria com dentistas voluntários

Fotos: Divulgação/Turma do Bem
Fotos: Divulgação/Turma do Bem
Mais 18 crianças e adolescentes terão atendimento odontológico gratuito em Umuarama
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 25 de julho de 2024 às 13h50 - Modificado em 25 de julho de 2024 às 15h55
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

A Turma do Bem realizou uma Mega Triagem de crianças e adolescentes para atendimento odontológico gratuito em Umuarama. A ação aconteceu no dia 6 de junho, na clínica odontológica da Unipar – Campus Sede e contou com apoio de cerca de 25 acadêmicos da instituição de ensino.

De forma simultânea, a triagem foi realizada em 90 cidades brasileiras e 26 capitais, em parceria com a Colgate. A organização atua em vários países através do projeto Dentista do Bem, que conta com profissionais voluntários.

Em Umuarama mais 18 crianças e adolescentes, com idades entre 11 e 17 anos foram selecionados para o projeto. No Brasil foram quase 3 mil selecionados. Agora eles estão na fila de espera e em breve serão encaminhados ao dentista que fará o atendimento.

A iniciativa é coordenada na Capital da Amizade pela dentista Naira Neri Santana. A OBemdito, ela disse que o saldo da triagem foi muito positivo. “Fazia muito tempo que não me deparava com pais responsáveis, interessados na saúde de seus filhos. Fiquei extremamente encantada com os alunos de Odontologia. Eles ajudaram com alegria, com brilho no olhar, por poder fazer um pouco para ajudar essas crianças e adolescentes. Vimos a empolgação das crianças em estar naquele ambiente e também que são crianças que realmente não têm acesso à odontologia. A ansiedade de começar esse tratamento, o que vai acontecer a partir de agora. Foi lindo”, disse.

Img 8593

Naira acrescentou que atuar nesse projeto é particularmente recompensador. “A Turma do Bem veio para mudar meu olhar sobre a odontologia. Quando entrei no projeto, estava iniciando meu momento mais gratificante dentro da profissão, pois passei em concurso público, que foi o que sempre almejei. A Turma do Bem veio para mudar a vida do voluntário, da criança e traz essa oportunidade. Traz qualidade de vida, traz saúde, tira a dor”, argumentou.

A coordenadora agradeceu aos alunos da Unipar que participaram, aos pais que se dispuseram a levar seus filhos até a triagem, aos dentistas voluntários e a todos que ajudaram na divulgação ou execução do projeto. “Fico muito feliz de estar participando disso tudo. Espero que novas triagens aconteçam, novas crianças se cadastrem, mais dentistas se tornem voluntários e que muitas crianças ainda possam ser atendidas pela gente”, finalizou.

Img 8528

O critério utilizado para selecionar as crianças ou adolescentes para o projeto foi verificar os que apresentavam as piores condições bucais e estão mais próximos do ingresso no mercado de trabalho. Os jovens selecionados pelo programa receberão uma carta com a indicação do cirurgião-dentista que irá oferecer o tratamento sem custos. A Turma do Bem busca encaminhar os jovens para os consultórios mais próximos de suas casas.

No município já foram atendidos cerca de 100 participantes. Atualmente 25 profissionais fazem parte do projeto, que é desenvolvido na cidade desde 2013.

Img 8566

EM BUSCA DE VOLUNTÁRIOS

Naira informa que a ONG também está em busca de mais profissionais voluntários para realizar os atendimentos, que acontecem de forma gratuita para o beneficiado. A coordenadora ressalta que os dentistas interessados em contribuir com o trabalho solidário não precisam ter especialidade e o próprio profissional determinará quantas crianças ou adolescentes conseguirá atender.

Os cirurgiões-dentistas que aderem ao programa atendem em seu próprio consultório crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social entre 11 e 17 anos, proporcionando tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos.

Os profissionais podem fazer o cadastro diretamente no site da Turma do Bem e procurar o programa Dentista do Bem. Há um link que direciona para que o profissional seja um voluntário da ONG.

Img 8513

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.