Foto: Assessoria PMU
O frio intenso dos últimos dias, com temperaturas entre 10 e 11 graus durante as madrugadas, tem agravado um problema social existente na maioria das cidades – as condições de vida da população em situação de rua, inclusive de grupos indígenas que estão de passagem. Por isso, o Centro Pop, um ‘braço’ da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem intensificado as ações e redobrado a atenção nas ruas e praças de Umuarama.
As equipes do Centro Pop aumentaram as abordagens noturnas e colocado à disposição desse público as estruturas que o município oferece, sejam próprias ou junto a instituições conveniadas. A situação é mais difícil com os indígenas. “Colocamos a estrutura do Centro Pop à disposição, mas eles não aceita nada (de assistência). Orientamos, tentamos convencê-los a utilizar o serviço, mas eles são muito resistentes”, explica o coordenador do Pop, Roger Bruno Giopatto.
Os índios, com mulheres e crianças – algumas ainda de colo – permanecem no entorno do terminal urbano da Praça da Bíblia e, nos dias mais frios, adentram a antiga estação rodoviária. “Nossa equipe vai até lá, orienta, oferece atendimento e os recolhe nos dias de chuva. Nos demais, colocam os serviços à disposição mas quase nunca eles aceitam intervenção”, acrescenta Giopatto.
Eles são instruídos a não deixarem lixo espalhado de qualquer jeito, no terminal, a organizarem os pertences e a se protegerem do frio, principalmente as crianças. O município distribui cobertores e agasalhos, quando necessário. No Centro Pop é oferecido banho quente – bem melhor que as torneiras da praça –, espaço para lavar roupas, café da manhã e café da tarde, além de encaminhamentos para as áreas de saúde e assistência social. Basta que se dirijam à instituição.
Por outro lado a equipe também intensificou as abordagens às pessoas em situação de rua. O município conta com 12 vagas para pernoite (abrigo temporário) em uma instituição conveniada e mais algumas vagas junto a Apromo, nos fundos do Conjunto Residencial Guarani. Porém, poucos aceitam o acolhimento nas instituições.
“Para os que preferem ficar na rua, nós distribuímos cobertores, agasalhos e toucas para se aquecerem nos dias frios. A equipe tem reforçado a atenção a esse público e aumentado as abordagens noturnas nos pontos de maior concentração. Também oferecemos bebidas quentes para combater o frio, como chás e leite, e fazemos o convite para o acolhimento no Centro Pop (durante o dia) e nos abrigos conveniados, para pernoite”, completou o coordenador.
A secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi, reforça que o município está atento às pessoas em situação de rua. “Não podemos recolhê-los a contragosto, a adesão tem de ser voluntária”, orientou a secretária.
E completou: “Temos uma equipe preparada e atuante que faz a triagem, orientação e encaminhamento. Se a população observar alguém em situação de rua que esteja nesta condição de exposição ao frio, chuva, etc, deve entrar em contato com o Centro Pop, que enviará uma equipe para abordagem e acolhimento”, finaliza. O telefone é o (44) 3906-1070.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais